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FAB/Divulgação.

O cargueiro multimissão Embraer KC-390 Millennium está realizando o transporte de uma série de veículos pesados de construção para as reformas do Aeroporto de Estirão do Equador, localizado no extremo oeste do Amazonas, na fronteira com o Peru. Desde o dia 02 de outubro foram transportadas 76,5 toneladas de carga na forma de caminhões, escavadeiras, motoniveladoras, autoconcreteiras, além de outros equipamentos. O transporte logístico também marcou a primeira vez que o KC-390 pousou no Estirão. 

Ainda nesta semana, noticiamos o transporte de uma escavadeira de 21,5 toneladas para o remoto aeroporto. A máquina foi embarcada no KC-390 FAB 2856 no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, com a operação sendo registrada pelos spotters do canal Plane Spotting Manaus HDConfira no vídeo abaixo. 

Segundo a Força Aérea, a missão ocorre em apoio a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) e é coordenada pelo Centro Conjunto de Operações Aéreas (CCOA) do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

O Vice-Presidente da COMARA e Coordenador do Apoio Aéreo nesta missão, Coronel Aviador Mário Jorge Siqueira Oliveira, explica que após diversas articulações com o Esquadrão Zeus, de Anápolis (GO) e a COMARA, chegaram a um planejamento que foi cumprido à risca. “Tivemos que desmontar a retroescavadeira, em Coari (AM), e realizar treinamento para colocá-la dentro da aeronave, de modo que desse tudo certo. Mesmo assim, foram quatro horas de análises e tentativas”, explica o Oficial. 

FAB/Divulgação.

Os equipamentos serão usados para a continuidade das obras que a COMARA realiza na região Amazônica, que atua na projeção, construção e recuperação de aeroportos em regiões inóspitas e de difícil acesso na Amazônia Legal e em outras regiões do País.

FAB/Divulgação.

Localizado a cerca de 2000 quilômetros da capital amazonense, perto do município de Atalaia do Norte, o aeroporto voltou a ser reformado pela COMARA) em 2019, após cinco anos de obras paralisadas. 

Missão do Esquadrão Zeus

O transporte dos equipamentos foi feito pela tripulação do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), Esquadrão Zeus, de Anápolis (GO), quando decolaram no dia 2 de outubro, e pousaram em Coari, no dia 3 de outubro, para o embarque da carga. Antes do destino final, em Estirão do Equador, foi preciso realizar um pouso técnico em Tefé, para abastecimento.

FAB/Divulgação.

O carregamento da carga na aeronave FAB 2856 foi considerado pela tripulação de extrema dificuldade por se tratar de um equipamento que nunca foi embarcado em avião da FAB, cujas dimensões eram limítrofes em relação ao compartimento de carga. “Além disso, por se tratar de um veículo com pouca possibilidade de manobra, o procedimento de carregamento permitia pouca margem para erro, o que significou um grande desafio para os Loadmasters (mestres de carga)”, explica o piloto do 1º GTT, Major Aviador Renan Pacheco Pereira.

Conheça mais sobre o KC-390 nos vídeos abaixo

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