KC-46A Pegasus da USAF conclui primeiro voo ao redor do mundo

KC-46 USAF Força Aérea
KC-46A Pegasus faz missão de Revo em caças F-16 Fighting Falcon- Foto: Boeing

Uma tripulação KC-46A Pegasus da 22ª ala de reabastecimento aéreo completou o primeiro voo da aeronave ao redor do mundo, no dia 26 de novembro. A informação foi divulgada nesta semana pela Força Aérea dos EUA.

A primeira circunavegação global para o KC-46A Pegasus ofereceu amplas oportunidades de treinamento para mantenedores e tripulações em vários locais em uma jornada de sete etapas e 13 dias, que incluiu sua estreia no Dubai Air Show de 2019, ou DAS.

As equipes da KC-46A estão atualmente realizando testes e avaliações operacionais enquanto preparam a aeronave para servir como a próxima geração de plataforma de reabastecimento aéreo da Força Aérea.

A missão global foi um marco importante, oferecendo uma oportunidade para aliados e parceiros verem em primeira mão um dos mais novos sistemas de armas da Força Aérea, e ouvirem as perspectivas únicas daqueles que operam e mantêm o KC-46A.

“Nossos operadores e mantenedores tiveram o privilégio de circunavegar o mundo na mais nova e mais capaz plataforma de reabastecimento aéreo da Força Aérea“, disse o coronel Thad Middleton, comandante do 22º Grupo de Operações e especialista no assunto para o voo. “Trabalhamos com nossos parceiros no Tanker Airlift Control Center em missões anteriores no exterior, mas nosso movimento pelo Atlântico, Oceano Índico e Pacífico Sul nos permitiu flexibilizar verdadeiramente o sistema. Escusado será dizer, mas os membros da tripulação ganharam um treinamento inestimável em termos de procedimentos oceânicos, operações desconhecidas em aeródromos e planejamento dinâmico de missões.”

Após uma rápida parada na RAF Mildenhall, Reino Unido, a equipe de suporte de 14 aviadores viajou para os Emirados Árabes Unidos, para exibir o mais novo sistema de armas da Força Aérea no DAS 2019.

Foto – Divulgação

O lançamento de aeronaves importantes, como o KC-46A, permite que a Força Aérea promova os objetivos regionais de segurança nacional dos EUA, mostre o hardware militar dos EUA para parceiros da região e demonstre contribuições para a estabilidade regional.

Durante o próprio show aéreo, os aviadores da McConnell AFB compartilharam suas experiências no KC-46 com visitantes do show aéreo e parceiros interessados.

O DAS, considerado o principal evento da indústria aérea no Oriente Médio, contou com 161 aeronaves de todo o mundo, 1.288 expositores e resultou em mais de US$54 bilhões em negócios relacionados à aviação. A presença militar dos EUA incluiu nove aeronaves e mais de 300 pessoas, contra as 250 pessoas presentes no DAS de 2017.

As quatro paradas subsequentes após o DAS foram breves, mas significativas. Cada vez que o KC-46A pousava pela primeira vez em um aeródromo distante, oferecia uma oportunidade para o pessoal do aeródromo, mantenedores e outras tripulações de aeronaves ganharem experiência prática com operações futuras.

Após o show aéreo, o Pegasus viajou para o norte, para a Base Aérea de Al Udeid, no Catar, onde a tripulação hospedou líderes seniores e membros das forças armadas do Catar para um voo de familiarização para demonstrar as capacidades da aeronave a um parceiro interessado.

Durante este voo, a tripulação realizou uma missão de reabastecimento com um C-17 Globemaster III implantado em Al Udeid, marcando a primeira missão de reabastecimento KC-46A na área de responsabilidade do Comando Central dos EUA.

A visita do KC-46 proporcionou uma oportunidade prática para fortalecer ainda mais os relacionamentos na região, ao mesmo tempo em que mostra as capacidades do Pegasus e uma oportunidade para maior interoperabilidade com os anfitriões do Qatar da Al Udeid.

“É fundamental mostrar aos nossos parceiros que não apenas somos capazes, mas também comprometidos em estar presentes”, disse Middleton. “Também é importante enfatizar as oportunidades de interoperabilidade no futuro do reabastecimento aéreo e oferecer maior entendimento das principais capacidades”.

Foto – Divulgação

A missão global do KC-46 continuou até o Centro de Apoio Naval Diego Garcia, em um pequeno atol no Território Britânico do Oceano Índico. Tendo servido repetidamente como um local estratégico de operação para bombardeiros, caças e navios-tanque dos EUA durante operações passadas, a parada dos Pegasus no pequeno atol ofereceu uma oportunidade de familiarização para a tripulação da McConnell AFB e para o pessoal do Comando de Mobilidade Aérea designado para lá que apóiam e prestam serviço a aeronaves em trânsito.

Antes de decolar, os profissionais do serviço de emergência Diego Garcia na linha de vôo conversaram com o Mestre Sargento Jeremy Pratt, operador de lança KC-46, sobre locais de saída na aeronave. Pratt explicou que visitas como Diego Garcia oferecem um treinamento de familiarização inestimável a pessoas que provavelmente ajudarão em caso de emergência. Na maioria das paradas durante a missão de duas semanas, os profissionais de serviços de emergência procuravam visitas da equipe para se familiarizar.

“Se tivermos uma emergência terrestre, os socorristas estarão correndo para o avião para nos ajudar”, disse Pratt. “Quando vamos a novos locais com o KC-46, queremos garantir que o pessoal de emergência do aeródromo esteja muito familiarizado com a aeronave, caso o pior aconteça”.

De Diego Garcia, o KC-46 voou para a Base da Força Aérea de Andersen, Guam, e fez sua parada final em na Pearl Harbor-Hickam, Havaí, antes de voltar para a Base Aérea McConnell.

A equipe de mantenedores e operadores da Total Force trabalhou incansavelmente para garantir a prontidão da aeronave em cada parada de rota.

O Sargento John Grindstaff, chefe da tripulação e membro da 931ª ala de reabastecimento aéreo da Reserva na Base Aérea McConnell, representou a parceria efetiva entre as unidades ativas e da Reserva envolvidas na missão.

“O pessoal da Total Force é como trabalhamos diariamente na linha de voo, para que missões como essa funcionem da mesma forma”, disse Grindstaff.

A jornada também foi uma experiência de treinamento única para os operadores do KC-46A, como o capitão John Rush, que orgulhosamente mostrou o progresso na integração do KC-46A nas operações de reabastecimento e mobilidade da Força Aérea.

“Como operadores, nos preocupamos com a missão do KC-46, que vai além do reabastecimento aéreo”, disse Rush. “Seja gás, carga ou pessoas, queremos que o mundo saiba que o Pegasus desempenhará um papel inestimável para os EUA e seus aliados e parceiros”.

Enquanto o primeiro voo global do KC-46A ofereceu muitas inovações significativas, para a tripulação, foi apenas mais uma oportunidade de representar a Força Aérea, a AMC e a Base Aérea McConnell para o mundo.

“Missões como essa são fundamentais para ajudar nossos aviadores a enfrentar os desafios que enfrentamos no programa KC-46”, disse o coronel Richard Tanner, 22º comandante da ala de reabastecimento aéreo. “A experiência operacional que nossas equipes adquiriram durante essa viagem ao redor do mundo pagará dividendos a longo prazo, à medida que o Pegasus se tornar uma parte significativa da futura frota de navios-tanque da nossa Força Aérea”.

 

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