Advertisement

Kızılelma: Drone stealth de combate da Turquia taxia pela primeira vez

Drone Bayraktar Kızılelma durante testes de táxi.

O mais novo drone de combate da Turquia, o Baykar Bayraktar Kızılelma, fez seus primeiros testes de táxi. A aeronave não-tripulada do tipo Loyal Wingman possui características de baixa observabilidade (stealth) e capacidade operação em porta-aviões. 

Os vídeos do teste foram divulgados no domingo (20) pela fabricante Baykar, a mesma dos drones TB2, famosos por sua atuação em combate na Armênia e mais recentemente na Ucrânia. 

Segundo a Baykar, os testes de solo do Kızılelma – anteriormente chamado de Bayraktar MIUS (Unmanned Combat Aircraft System) – excederam as expectativas. O primeiro voo do drone de combate está previsto para 2023.

“Nosso objetivo era taxiar em velocidades um pouco mais lentas no primeiro teste de decolagem, mas superamos esse limite. Felizmente, o Kizilelma completou com sucesso o primeiro táxi autônomo e teste de decolagem sem problemas”, diz um funcionário da companhia turca

Os primeiros estudos para o Kızılelma foram iniciados em 2013, com o projeto sendo oficialmente divulgado em 2021. O desenvolvimento da aeronave acompanha projetos como os do Estados Unidos e Austrália, que buscam a implantação de um drone ‘Ala Leal’, que acompanha outras aeronaves tripuladas em combate. 

Bayraktar Kızılelma, drone turco do tipo Loyal Wingman, apresenta características stealth. Foto: Baykar.

Equipado com um único motor ucraniano Ivchenko-Progress, o avião apresenta capacidade stealth, com duas baias internas e seis pontos externos para emprego de mísseis e bombas inteligentes. O Kızılelma tem um peso máximo de decolagem de seis toneladas e poderá atuar em missões de combate aéreo, supressão/destruição de defesas aéreas inimigas (SEAD/DEAD) e ataque ao solo.

Outra importante característica do Bayraktar Kızılelma é sua capacidade de operação embarcada. O drone poderá pousar e decolar a partir do convés do TCG Anadolu, o navio de assalto anfíbio (porta-helicópteros) da Marinha Turca. 

“O aspecto mais importante é que criará um grande multiplicador de força, diferente de outros protótipos desenvolvidos nesse campo no mundo, é que ele poderá pousar e decolar de navios de pista curta do TCG Anadolu”, diz a Baykar. 

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Bayraktar Kizilelma, Drone, stealth, Turquia, usaexport

Sair da versão mobile