Airbus A320neo CFM Leap
Foto: Autor Desconhecido

A Airbus ganhou uma disputa com a Boeing para a renovação da frota da KLM e Transavia. Anteriormente o Grupo de companhias aéreas tinha definido os aviões para renovar a frota da Air France, optando pelas aeronaves da Airbus.

A KLM optará pelo Airbus A320neo e o A321neo na substituição de seus aviões Boeing 737-800/900. A companhia já tinha anteriormente firmado uma grande encomenda com a Embraer para o E195-E2, como substituição dos seus aviões E-Jets E1 da Embraer e Boeing 737-700.

Já a Transavia deverá receber uma mescla de aviões Airbus A320neo e A321neo.

A encomenda total é para 100 aviões da família A320neo, incluindo os modelos A320neo e A321neo, com opções de compra para mais 60 aeronaves. As entregas começam em 2023, de acordo com a Airbus.

Os 160 aviões devem operar na KLM, na Transavia France e na Transavia Netherlands. Atualmente a KLM tem quase 50 aviões Boeing 737 NG (Geração Anterior ao 737 MAX) na sua frota, já a divisão da Transavia Netherlands tem 40 aviões Boeing 737 NG, e a divisão francesa tem 50 aviões 737 NG.

A Air France já tinha fechado anteriormente uma encomenda firme para 60 aviões A220.

A encomenda tem um bom impacto financeiro na Airbus, totalizando 22 bilhões de dólares em preço de tabela. Contudo, vale ressaltar que uma encomenda grande raramente é fechada sem generosos descontos por parte da fabricante.

KLM

Essa encomenda chegou a ser negociada com a Boeing, para a encomenda de diversos aviões 737 MAX, visto que a KLM e a Transavia já operam com o 737 NG. Contudo, o aumento de capital da Air France na KLM, bem como a padronização das frotas podem ter aumentado as vantagens de utilizar aviões da Airbus.

As novas versões de longo alcance do A321neo, capazes de substituírem o A330-200, também podem ter contribuição nesta decisão da aérea.

 

Encomenda para até 8 aviões Airbus A350F

Airbus A350F
Projeção: Airbus

Juntamente com o pedido para os aviões da família A320neo, o Grupo Air France-KLM assinou uma carta de intenção de compra para quatro aeronaves A350F, a nova versão cargueira do A350XWB já operado pela Air France.

A Air France-KLM estaria entre as operadoras de lançamento do A350F Full Freighter. O acordo pode converter encomendas da Air France do A350 de passageiros para a versão de carga. Atualmente a companhia tem 12 aviões A350-900 em operação, e 26 encomendados.

 

DEIXE UMA RESPOSTA