Espaçonave Crew Dragon da SpaceX- Foto: NASA

(Reuters) – A próxima janela de lançamento de uma tripulação da NASA para a Estação Espacial Internacional a bordo de um foguete SpaceX foi adiada por pelo menos mais dois dias, para não antes de 22 de abril, disse a agência espacial.

A SpaceX, empresa privada de foguetes do empresário bilionário Elon Musk, estava programada para transportar sua segunda equipe “operacional” da estação espacial para a órbita da NASA no final de março do Kennedy Space Center, na Flórida. Mas a NASA anunciou em janeiro que a data prevista caiu para 20 de abril.

A programação foi ajustada novamente com base nos horários de voo disponíveis para a estação espacial, dirigidos por mecânicos orbitais, que manteriam a necessidade de sono dos astronautas no mínimo, disse o porta-voz da NASA Dan Huot na segunda-feira.

Na imagem à esquerda estão a astronauta da NASA Megan McArthur, o astronauta Thomas Pesquet da ESA (Agência Espacial Européia), o astronauta Akihiko Hoshide da JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) e o astronauta da NASA Shane Kimbrough.

Créditos: NASA

O voo marca apenas a segunda missão completa de rotação da tripulação da estação espacial lançada a bordo de uma espaçonave de uma empresa privada – um foguete SpaceX Falcon 9 com a cápsula Crew Dragon que levará para a órbita.

O SpaceX Crew-2 de quatro membros consiste em dois astronautas da NASA, o comandante da missão Shane Kimbrough e a piloto Megan McArthur, junto com o astronauta japonês Akihiko Hoshide e o colega especialista em missões Thomas Pesquet, da Agência Espacial Européia.

Depois de atracar na estação espacial, eles se juntarão aos quatro astronautas da SpaceX Crew-1 que chegaram em novembro, e os cosmonautas serão transportados para o posto avançado em órbita a bordo de uma espaçonave Soyuz MS-18.

Cápsula da SpaceX Crew Dragon Resilience- Foto: Print do vídeo da NASA

O recém-chegado Crew-2 deve permanecer em órbita por seis meses, enquanto o Crew-1 deve retornar à Terra no início de maio.

McArthur se tornará a segunda pessoa de sua família a montar um Crew Dragon para o espaço. Seu marido, Bob Behnken, foi um dos dois astronautas da NASA no primeiro lançamento tripulado do Crew Dragon, um voo experimental em agosto passado marcando a primeira missão orbital humana da NASA em solo americano em nove anos, após o fim do programa do ônibus espacial em 2011.