Lançamento da sonda árabe Hope é adiada devido às condições climáticas adversas

Sonda Hope-Emirates Mars- Foto: UAE

O lançamento da sonda Hope, da missão Emirates Mars Mission, que aconteceria hoje no Tanegashima Space Center no Japão foi adiada devido ao mau tempo na região. A sonda dos Emirados Árabes Unidos agora tem a previsão de ser lançada na quinta-feira, dia 16 de julho. 

A sonda que irá estudar a atmosfera marciana será lançada pelo foguete japonês H-2A DA Mitsubishi Heavy Industries, por isso o lançamento da sonda árabe acontecerá em território japonês.

” A missão espacial dos Emirados Árabes Unidos, a primeira missão interplanetária do mundo árabe, será lançada na sexta-feira, 17 de julho de 2020 às 12h43, horário dos Emirados Árabes Unidos (16 de julho de 2020 às 20h43 GMT) do Centro Espacial Tanegashima, no Japão”.

A sonda Hope foi idealizada em 2014 e ela além da parte científica de estudar a atmosfera marciana, a sonda já faz parte das comemorações dos 50 anos da independência dos Emirados, que acontece em dezembro de 2021. A sonda sendo lançada dentro da janela necessária para o lançamento deverá chegar ao planeta vermelho em fevereiro de 2021.

O vídeo abaixo irá transmitir o lançamento de quinta-feira:

Outros lançamentos rumo à Marte estão planejados para acontecer nesse mês de julho. O primeiro está planejado para o dia 23 de julho, será o do rover chinês Tianwen 1. O segundo está previsto para o dia 30, nesse dia o rover norte-americano Perseverance parte para Marte a partir do Cabo Canaveral, Flórida. Inclusive o Perseverance já foi tema de uma matéria especial em nosso portal.

Se tudo der certo ambas as missões chegam ao planeta vermelho em fevereiro de 2021, totalizando os sete meses de viagem entre a terra e marte, que estão separados por uma distância de aproximadamente 230 000 000 km.


 

DEIXE UMA RESPOSTA