LATAM Pass Itaucard
Foto: Gabriel Benevides/Aeroflap

A LATAM Colômbia inaugurou no último dia 1º de dezembro, cinco novas rotas, das sete anunciadas em outubro, com as quais atinge um total de 32 rotas na malha doméstica. Com esse ritmo de crescimento, a recuperação da subsidiária colombiana do Grupo LATAM projeta atingir 135% em dezembro, em relação ao mesmo período de 2019.

“Com a inauguração dessas novas rotas, continuamos em nosso objetivo de descentralizar a operação da cidade de Bogotá e conseguir que, até março de 2022, 45% das rotas sejam operadas entre cidades, proporcionando aos passageiros alternativas mais simples e eficientes direto. Assim, planejamos concluir um total de 34 rotas em nossa malha doméstica em janeiro, das quais 55% serão operadas a partir de Bogotá”, comentou Santiago Álvarez, gerente geral da LATAM Colômbia.

Desta forma, a cidade de Cali fará a ligação com Pasto com um voo diário e com Montería com três três voos semanais às terças, quartas e domingos. Por sua vez, Medellín contará com duas novas rotas: Pereira e Letícia; a primeira operará com voo diário para um total de sete frequências semanais, enquanto a segunda terá cinco frequências, e operará de segunda a sexta-feira. Por fim, Pereira iniciará a rota direta para Cartagena com um voo diário, para um total de sete voos semanais.

A companhia aérea adicionará três aeronaves Airbus A320 a sua frota durante o mês de dezembro, com capacidade para 177 passageiros, para suportar o crescimento de sua malha doméstica.

Desta forma, a frota na Colômbia será composta por 24 aeronaves, sendo 22 que estarão em operação e 2 de reserva que serão orientadas para continuar fortalecendo os níveis de conformidade e serviço da operação no país.

 

Uma década promovendo a transformação do setor aéreo colombiano

A subsidiária do Grupo LATAM completou recentemente dez anos de operação no país, período em que atingiu 25% de participação no mercado nacional, possui 34 rotas à venda em 17 destinos e possui uma frota de 24 aeronaves que transportam mais de 600.000 passageiros por mês.

Sua estratégia tem como objetivo desafiar os paradigmas do mercado colombiano em áreas como pontualidade, modelo de vendas, transformação digital e sustentabilidade.

Nesse período, conseguiu levar os níveis de pontualidade que giravam em torno de 40% na chegada à Colômbia, a patamares superiores a 90% em 2015, sendo reconhecida como a companhia aérea mais pontual do país e consolidando a pontualidade como base de sua oferta de serviço e um atributo primordial no setor. 

Além disso, em 2017, foi pioneira ao introduzir pela primeira vez na Colômbia o modelo de vendas sob o regime de “tarifas de marca”, que permite aos passageiros personalizar sua experiência de viagem e pagar apenas pelos serviços que desejam utilizar, revolucionando o mercado local.

Por sua vez, a transformação digital da empresa tem se concentrado em simplificar a experiência de viagem dos passageiros. Com esse objetivo, a LATAM hoje conta com ferramentas de autoatendimento como totens de check-in e máquinas de entrega de bagagem automatizadas e está iniciando testes para incorporar embarque biométrico em aeroportos.

Sua estratégia de crescimento no país incorporou a sustentabilidade como um dos pilares fundamentais. Seu marco mais recente foi o lançamento da estratégia de sustentabilidade do Grupo LATAM, que levanta compromissos claros e ambiciosos em questões como economia circular, gestão de mudanças climáticas e geração de valor compartilhado. 

Desta forma, foram definidas metas como ser neutro em carbono em 2050, a eliminação de plásticos de uso único até 2023 e ser uma companhia aérea de zero resíduos para aterro até 2027. 

 

Via: LATAM Airlines

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