O Grupo LATAM entrou com um pedido para incluir a filial LATAM Brasil em sua recuperação judicial (RJ). Atualmente o maior grupo de companhias aéreas da América Latina está sendo regido pelo Chapter 11, a recuperação judicial nos EUA.
Desta forma, a LATAM Brasil está incluída no processo de RJ juntamente com o Grupo LATAM e as filiais da empresa no Chile, Colômbia, Equador e Peru. O processo garante que a empresa mantenha as suas operações, enquanto negocia a sua dívida com credores.
Anteriormente o Grupo LATAM optou por deixar a subsidiária brasileira fora do processo, visto que 14% do passivo, somente, estava com a companhia. No entanto, a LATAM Brasil concentra 50% das operações do grupo, e compõe uma peça fundamental à LATAM.
O Chapter 11, ao contrário do processo de recuperação judicial no Brasil enfrentado pela Avianca Brasil, permite uma maior flexibilidade e garantia das operações. A lei americana inclui itens básicos, como leasing de motores e aeronaves, e evite que a companhia fique sem aviões para fazer voos.
Além disso, o Chapter 11 também permite que a LATAM consiga obter novos empréstimos, para se reestruturar. Isso é possível pois a lei garante o pagamento para aqueles credores que auxiliam a empresa em seu momento mais difícil.
Várias companhias aéreas norte-americanas já passaram pelo Chapter 11, como a Delta, United e American Airlines. A maior dos Estados Unidos atualmente, a American Airlines, saiu em 2013 de uma RJ.
Outras companhias aéreas da América Latina, como a Avianca e a Aeromexico, também solicitaram uma RJ pelo Chapter 11, durante essa crise.
Por outro lado, o processo de Chapter 11 pode atrasar a injeção de dinheiro do BNDES na companhia aérea, através de um empréstimo. O Banco Estatal planeja um aporte total de R$ 6 bilhões para as três maiores companhias aéreas brasileira, com divisão por igual entre elas.
A LATAM Brasil segue economizando, e apesar de voltar ao mercado doméstico como a 3º colocada, tem um bom planejamento de futuro. As demissões devem ocorrer, com cerca de 1000 desligamentos das equipes de solo, e foi a única das grandes que não chegou a um acordo com os tripulantes.
Situação da LATAM e prazos
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