Nas últimas publicações sobre a reformulação da LATAM, e o grupo como todo, ressaltamos que a companhia esperava devolver pelo menos dois aviões Airbus A350 em 2020.
O primeiro, de matrícula PR-XTB, foi devolvido em meados de julho deste ano. Agora o segundo está sendo removido da frota.
Essa aeronave é o primeiro avião do modelo Airbus A350 que operou na frota da LATAM, de matrícula PR-XTA, entregue em 2015 para a companhia, e que marcou a transição para a operação com aviões de duplo corredor de nova geração.
O A350 de matrícula PR-XTA está há semanas em solo, sem ser utilizado, e deve ser devolvido na quinta-feira desta semana, 1º de outubro. A aeronave vai decolar do Aeroporto de Guarulhos na madrugada de quinta-feira (01h00), rumo ao Aeroporto de Victorville, na Califórnia, onde há um local no deserto para o armazenamento do avião.
O avião opera na frota da LATAM através de leasing financeiro, que a companhia vai rescindir com a devolução da aeronave.
O A350 na frota da TAM… Ops! LATAM Brasil
O PR-XTA tem um valor significativo para a LATAM Brasil. A aeronave representa muito do período inovador da LATAM, no início deste século.
A encomenda inicial da LATAM para o Airbus A350 foi realizada em 2006, quando o projeto era somente uma renovação do Airbus A330.
A primeira entrega para 2015 era inevitável devido aos termos de contrato, e a LATAM seria uma das primeiras operadoras do A350, mesmo à contragosto da matriz chilena, que preferia os aviões da Boeing para voos de longa distância.
Depois dessa primeira entrega, que podemos conferir nas fotos acima, a LATAM Brasil em poucos meses começou a utilizar o A350 em voos internacionais. A aeronave se destacou em rotas de São Paulo para Miami, Paris e Frankfurt.
Com mais unidades na frota, o Airbus A350 chegou a parar de dividir espaço com o Boeing 777 em voos para Madrid e Miami. A LATAM Brasil resistiu, mas no final chegou a operar com cerca de 8 aviões A350 na frota, pouco antes da atual crise.
O Airbus A350 da LATAM é equipado com cerca de 339 assentos em duas classes, com 30 assentos na Business. Não é tão espaçoso quanto a nova configuração dos Boeing 777-300ER, que tem 410 assentos no total, mas é econômico como o bimotor norte-americano.
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