Latam Brasil Airbus A320neo
Foto: Gabriel Benevides/Aeroflap

Após a GOL Linhas Aéreas conseguir atingir a liderança em janeiro deste ano, a LATAM Brasil voltou a figurar como a líder do mercado doméstico em fevereiro de 2022. Com os dados de tráfego aéreo divulgados pelas aéreas nesta semana, é possível abrir um comparativo de participação de mercado.

A LATAM foi líder do mercado doméstico brasileiro em fevereiro com uma participação de 36,4%. A GOL seguiu na segunda posição, com participação de 35,1%, enquanto a Azul pela primeira vez em 12 meses figurou na 3ª posição, com 28,5% do mercado.

A LATAM teve em fevereiro a maior taxa de ocupação dos seus voos, com 81,2% dos assentos ofertados, seguida pela GOL, que registrou 80,7%, e da Azul que teve queda nesse índice na comparação com janeiro, com 77,4%.

A oferta de assentos no mercado doméstico acompanhou a participação de cada companhia aérea, sendo um reflexo da participação de mercado de cada uma.

Ao longo de fevereiro alguns voos da LATAM e Azul foram afetados por uma alta de casos de Covid-19 e Influenza entre seus tripulantes. Apesar disso, o impacto foi menor na comparação com janeiro.