LATAM Airlines Cargo Boeing 767-300

A LATAM Cargo, unidade de cargas do Grupo LATAM, mais uma vez alcançou a liderança no Brasil para o transporte internacional de cargas aéreas segundo dados de setembro da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Esse resultado reflete a soma dos dados das operadoras que fazem parte do grupo e que a agência considera para o seu ranking do mercado internacional no Brasil (LATAM, LAN Chile, Absa e LAN Cargo S.A). Ao todo, segundo a ANAC, as empresas transportaram 14 mil toneladas mês passado de/para o Brasil e responderam por 17,3% de participação nesse mercado.

O resultado positivo reflete dois movimentos: o primeiro está associado a um forte aumento na demanda de importação e exportação de produtos fármacos, e-commerce, eletrônicos e seus componentes, além de partes e peças para o setor automotivo e a indústria de forma geral neste cenário de retomada econômica.

O segundo apoia-se nos efeitos da migração de parte da demanda internacional, anteriormente atendida em larga escala pelo transporte marítimo, e que foi absorvida pela LATAM Cargo em função da falta de contêineres no mercado mundial.

LATAM também lidera no mercado de passageiros segundo ANAC

A LATAM também é novamente a líder de mercado do setor aéreo doméstico brasileiro de passageiros, de acordo com os dados de setembro da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Os números apontam que a companhia ampliou a sua liderança no mercado nacional, chegando a 37,5% de participação (em agosto registrou 35,3%). Além disso, a ocupação das aeronaves da LATAM nos voos nacionais pulou de 81,3%, em agosto deste ano, para 83,9% em setembro.

Neste segundo semestre de 2021, a LATAM começou a voar para Comandatuba e, até dezembro, chegará a Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Petrolina e Vitória da Conquista. Para o primeiro trimestre de 2022, trabalha para começar a voar para Juiz de Fora, Sinop, Cascavel, Caxias do Sul, Bauru e Presidente Prudente. A expectativa é incluir outros 10 destinos nacionais na malha aérea da companhia até o final do próximo ano.

Operação global da LATAM Cargo

A LATAM Cargo atende globalmente 117 destinos internacionais e domésticos na América do Sul, Europa e América do Norte, com 6 estações exclusivas para carga – ou seja, destinos onde não há operações de transporte de passageiros. Em outubro, transportou cargas em cerca de 7 mil voos semanais nos porões dos aviões de passageiros. Além disso, opera semanalmente uma média de 110 voos domésticos e internacionais em aeronaves exclusivamente cargueiras.

Expansão da frota cargueira global

Para atender a demanda internacional crescente, a LATAM Cargo também está em processo de expansão da sua frota cargueira global. Até 2023, a companhia vai adicionar gradualmente 10 Boeing 767-300 convertidos em cargueiros, totalizando 21 aeronaves deste modelo. Com isso, o Grupo LATAM vai praticamente dobrar a capacidade cargueira e reduzirá a idade média desta frota de 17 para 14 anos, conseguindo apoiar o desenvolvimento da América do Sul com uma conectividade cada vez melhor e mais ampla.

DEIXE UMA RESPOSTA