A LATAM Brasil estreia amanhã (20/07) o Mercado LATAM, novo serviço de alimentação a bordo de voos domésticos. A novidade será implementada de forma gradual e, neste primeiro momento, estará disponível em cerca de 80 voos diários ligando 10 bases da companhia dentro do país. O serviço já foi implementado nos voos internos na Colômbia, Peru, Chile, Argentina e Equador, e a previsão é tê-lo em toda a malha aérea da LATAM no Brasil nos próximos 45 dias.

Os clientes de voos que tenham como origem ou destino os aeroportos de Bauru, Brasília, São Paulo/Congonhas, Rio de Janeiro/Galeão, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Ribeirão Preto e Santarém terão a possibilidade de experimentar os 52 produtos que a companhia está oferecendo.

O cardápio do Mercado LATAM no Brasil traz produtos tipicamente nacionais, como o brigadeiro, o bolo de banana, entre outras opções. A oferta de comida fresca também é ampla: sanduíches, wraps, saladas e diversas alternativas para o café da manhã, bebidas quentes e frias, snacks salgados e doces, menu para crianças, vegetarianos, veganos, comida kosher, opções para celíacos e pessoas com intolerância à lactose, além de um bar com espumante, vinhos e cervejas, entre outros.

Os produtos podem ser adquiridos de forma avulsa com preços a partir de R$ 4,00, ou por meio de um dos combos, oferecidos a partir de R$ 14,00, com pagamento em dinheiro ou no cartão de crédito – Visa ou Mastercard.

A companhia além de cobrar pela bagagem despachada, em alguns perfis tarifários, também cobrará agora pela alimentação a bordo, assim como já conhecemos desde o serviço da Webjet até o atualmente em vigor pela Gol Linhas Aéreas, porém essa última fornece alimentação gratuita, básica, mas oferece.

 

Compras a bordo


A LATAM Brasil estreará um novo serviço de bordo para compra de bebidas e alimentos nos voos domésticos no país, inclusive nas viagens mais curtas, de até uma hora de duração. Batizado de “Mercado LATAM”, o serviço no Brasil contará com um cardápio de 52 produtos, com alternativas para os mais variados gostos e preferências.

Assim como aconteceu na Colômbia, no Peru, no Chile e na Argentina, o Mercado LATAM leva em consideração as regionalidades e preferências gastronômicas de cada país para a seleção de produtos locais, respeitando os hábitos dos passageiros, considerando o que eles já estão acostumados a consumir em diferentes momentos e ocasiões do cotidiano, seja a lazer ou a trabalho.

No Brasil, foram incluídos produtos tipicamente nacionais, como o brigadeiro, o bolo de banana, entre outras opções, todas já reconhecidas e adaptadas ao país. O Mercado LATAM será implementado gradualmente nas rotas domésticas da companhia no Brasil. A previsão é de que o cardápio seja renovado duas vezes ao ano, com manutenção dos produtos mais bem aceitos e melhor avaliados pelos clientes.

A oferta de comida fresca também é ampla: sanduíches, wraps, saladas e diversas alternativas para o café da manhã, bebidas quentes e frias, snacks salgados e doces, menu para crianças, vegetarianos, veganos, comida kosher, opções para celíacos e pessoas com intolerância à lactose, um bar com espumante, vinhos e cervejas, entre outros, que poderão ser adquiridos com pagamento em dinheiro ou no cartão de crédito (Visa ou Mastercard).

Os produtos poderão ser adquiridos de forma avulsa com preços a partir de R$ 4,00, ou por meio de um dos combos, oferecidos a partir de R$ 14,00.

 

Cardápio e Preços

O cardápio apresentado pela LATAM, e que a equipe da Aeroflap teve acesso, tem uma ampla oferta de tipos de alimentação, passando pelos tradicionais sanduíches com a presença até mesmo de combos com cerveja de boa qualidade e salgadinhos. 

Os preços dos serviços são bem altos quando adquiridos sozinhos, e condizentes quando acompanhados por um combo com presença de bebidas e outros petiscos. O que mais impressionou nossa equipe foi o preço do café a bordo, e suas variantes, como o capuchino, o preço de cervejas populares, como a Skol e também o de qualquer refrigerante (olha que esquecemos do brigadeiro).

Naturalmente em qualquer padaria em bairro de classe média-alta o refrigerante em lata irá custar no máximo R$ 4, e o Red Bull custará acima dos R$ 8, porém houve uma disparidade de preços na LATAM, onde o refrigerante custa R$ 7 a bordo e o Red Bull custa R$ 10, comparado com os preços “em solo” o Red Bull está barato, porém o mesmo não podemos dizer do refrigerante, que chega a custar até R$1,30 em mercados de atacado.

Mas temos que parabenizar a LATAM pelo combo de cerveja Colorado Appia com um salgadinho, um bom tira gosto com preço condizente. O passageiro só não pode ficar bêbado durante o voo.

Com tantas opções só esperamos que a maioria delas estejam disponíveis a bordo, principalmente aquelas que afetam os passageiros que tem alergia à glúten, lactose ou outro tipo de componente alimentar.

 

Para conferir os preços da GOL clique aqui.

 

Novos perfis de tarifas

A compra de passagens aéreas domésticas da LATAM Airlines Brasil agora segue um novo modelo de perfis tarifários, com mais flexibilidade. São quatro opções de perfil de tarifas: Promo, Light, Plus e Top. No momento da compra, o consumidor terá a liberdade de optar por diferentes perfis de tarifas, selecionando aquele que mais se adequa à sua necessidade. 

Além disso, caso o cliente escolha um perfil de tarifa que não inclui o despacho de bagagem, ele poderá adquirir o serviço separadamente a qualquer momento. 

A tabela a seguir mostra quais serão os perfis de tarifas domésticas da LATAM e seus respectivos pacotes inclusos:

Durante o lançamento, o serviço de reserva de assento estará disponível em caráter promocional para as tarifas Promo e Light. 

Compra antecipada da primeira bagagem doméstica a partir de R$ 30,00

A cobrança da primeira bagagem em voos domésticos da LATAM no Brasil custa R$ 30,00 para compras antecipadas, feitas no momento da emissão do bilhete. Para compras feitas a qualquer momento antes do voo, pelo site LATAM.com, call center, agências, aplicativo LATAM ou durante o web check-in, o valor é de R$ 50,00. Já para as compras feitas no balcão de check-in, lojas ou totens de aeroportos, o valor é de R$ 80,00.

Todas estas alterações serão feitas de forma gradual ao longo das próximas três semanas para que os passageiros possam conhecer e se adaptar à nova forma de viajar da LATAM.

 

Atualização do Cardápio

A previsão é de que o cardápio seja renovado duas vezes ao ano, com manutenção dos produtos mais bem aceitos e melhor avaliados pelos clientes. 

Veja mais sobre o novo serviço da LATAM clicando aqui.