LATAM
Foto: Gabriel Melo/Aeroflap

Pelo quarto mês seguido, dados ANAC revelam que a LATAM Brasil segue na liderança do mercado aéreo brasileiro. Nos dados que a agência divulgou hoje (23/12) para o mês de novembro, a LATAM alcançou 37,6% de participação na demanda doméstica de passageiros (RPK*). 

Além disso, a companhia também soma quatro meses seguidos com o maior aproveitamento de voos do Brasil, tendo registrado uma taxa de ocupação doméstica de 83,6% em novembro.

Foto: ANAC

Já a Azul, por sua vez, continua em segundo lugar com participação de 31,0% na participação em RPK, com um leve recuo em comparação ao mês de outubro, quando a companhia apresentou participação de 32% no mercado doméstico de aviação. 

Dando continuidade na sua recuperação, a GOL apresentou uma participação de mercado em 29.6%, com um leve aumento em comparação ao mês de outubro, quando a companhia aérea apresentou uma participação de 29,5%. 

Em novembro deste ano, a demanda doméstica de passageiros (aferida em RPK) apresentou um recuo de 8,4% quando comparada com o mesmo mês de 2019. Já a oferta (aferida em ASK) apresentou um recuo de 8,1% em relação a novembro de 2019. No mês foram transportados 6,8 milhões de passageiros, uma redução de 15,3% do quantitativo transportado em 2019.

Curiosamente, a Itapemirim Transportes Aéreos alcançou o quarto lugar, com uma participação de mercado em 1,4%.  

 

Mercado Internacional

Milão LATAM Voos

No mercado internacional a demanda de passageiros foi 57,4% menor do que o registrado em 2019. Já a oferta teve uma redução de 54,1% na comparação com o mesmo período. Por outro lado, o transporte de carga manteve o índice de crescimento, totalizando aumento de 16,1%.

A comparação dos indicadores apresentados com o mesmo período de 2019 tem sido realizada desta forma, considerando que, há dois anos, a aviação não estava sob impacto da pandemia causada pela Covid-19.

Os indicadores apresentados, bem como o histórico da base, estão disponíveis para consulta na página Relatório de Demanda e Oferta (clique aqui para acessar).

*RPK: sigla para Passageiros-Quilômetros Transportados

Com informações: ANAC

DEIXE UMA RESPOSTA