LATAM Airlines
Foto: Gabriel Melo/Aeroflap

O Grupo LATAM obteve a aprovação do Tribunal de Falências dos EUA para enviar o seu plano de Recuperação Judicial para análise pela corte norte-americana. A análise foi aprovada pelo Juiz James Garrity, que está  cuidando do caso nos EUA.

Dessa forma, a LATAM deu mais um passo em apresentar à justiça e submeter a avaliação o plano apresentado em novembro de 2021, onde já negociou com credores majoritários a distribuição do financiamento para a aérea sair do regime de Chapter 11.

Dos US$ 8,19 bilhões divulgados pela LATAM, que a companhia planeja obter, cerca de aproximadamente US$ 1,37 bilhão são em Notas Conversíveis Tipo B, as Notas Tipo C totalizam US$ 6,81 bilhões.

Os credores da Evercore vão converter as dívidas da LATAM em US$ 3,2 bilhões de nota Tipo C em troca de um pagamento de 20% da dívida pela companhia. Já a Delta, Qatar Airways, Cueto Group e Eblen Group apoiarão totalmente as notas da Classe B.

Os credores estrangeiros podem receber 100 centavos por cada dólar de dívida quando o Capítulo 11 da LATAM terminar, enquanto os credores domésticos do Chile receberão apenas 20 centavos por dólar. Essa medida está desagradando alguns credores chilenos que, em minoria, se contrapõe ao Plano de Recuperação do Grupo LATAM.

Após a saída, a LATAM estima que deverá ter uma dívida total de aproximadamente US$ 7,26 bilhões e liquidez de aproximadamente US$ 2,67 bilhões.

A negociação do plano existente foi liderada pelas empresas de investimento Strategic Value Partners, Sculptor Capital Management e Sixth Street Partners. O plano obteve o apoio dos principais acionistas, incluindo Delta Air Lines Inc. e Qatar Airways.

 

Via: The Wall Street Journal