LATAM pode voltar a contratar tripulantes nos próximos meses

LATAM
Foto - Airbus/Divulgação

Uma publicação de hoje (06/01) do Jornal O Globo aponta que a LATAM Brasil voltou a fazer uma movimentação interna de tripulantes na companhia.

Um e-mail interno compartilhado com a equipe do jornal relata que alguns co-pilotos estão sendo selecionados para a promoção ao posto de comandante, principalmente para a frota narrowbody.

Isso indica que a LATAM está precisando de mais tripulantes para continuar a sua retomada de voos. Na última demissão de tripulantes, seja voluntária ou não, a companhia teve uma baixa muito grande de comandantes, que se aposentaram ou foram desligados da empresa.

Por sua vez é esperado uma diminuição no número de co-pilotos, e com a retomada acelerada da aviação no Brasil, a companhia pode em breve abrir um processo seletivo para contratar novos pilotos, que entram nos cargos mais baixos, enquanto a sua equipe atual é promovida para cargos superiores.

Ao longo da pandemia cerca de 2753 tripulantes foram demitidos. Cerca de 700 desses eram pilotos, e 351 eram comandantes. O número total de demitidos é equivalente a 37% do quadro de funcionários da companhia antes da crise, sendo que a LATAM já registra pelo menos 55% dos voos domésticos retomados.

Como resultados dos programas de demissão voluntária e involuntária, os tripulantes da LATAM estão relatando nos últimos dias que a empresa está com falta de funcionários, e utilizando diversas estratégias para continuar retomando voos sem contratar, como utilizar aviões maiores (widebody) para cumprir voos domésticos no lugar de duas aeronaves narrowbody.

Por agora não há garantia que a empresa pretenda recontratar os pilotos que foram demitidos. A empresa vem nos últimos meses travando uma batalha com o SNA (Sindicato  Nacional dos Aeronautas) para diminuir o salário dos tripulantes. Contratando novos rostos a companhia pode conseguir diminuir a folha salarial, ao contrário de refazer contratos antigos.


Ao Jornal O Globo, a LATAM confirmou que as promoções internas estão sendo retomadas, porém, não confirmou se pretende em breve abrir novas seleções para pilotos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA