Imagem: LATAM/Divulgação.

A LATAM vai realizar até amanhã de manhã o transporte de 1,1 milhão de doses da Coronavac para 15 estados do país. Os voos começaram ontem, com quatro saídas de Guarulhos com destino a Salvador, Belém, Fortaleza e Palmas. 

Hoje a companhia realiza 10 voos transportando os imunizantes para Porto Alegre, Boa Vista, Goiânia, Porto Velho, São Luís, Macapá, Curitiba, Vitória, Manaus e Brasília. Amanhã pela manhã decola o último voo, com destino a Rio Branco. 

Essa ação é parte do Plano Nacional de Imunização e um pedido do Ministério da Saúde, por meio da VTCLOG e com o apoio da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas).

Especificamente no Brasil, a LATAM começou a transportar as vacinas contra a Covid-19 em 18 de janeiro. Ao todo – incluindo os voos deste fim de semana – a LATAM terá transportado mais de 2,5 milhões de doses de vacinas para ajudar no combate da pandemia no País.

Avião Solidário LATAM

A iniciativa do transporte doméstico de vacinas, de forma gratuita, faz parte do programa Avião Solidário, que beneficia há 9 anos a América Latina.

Por meio da LATAM Cargo, o programa já transportou nesta pandemia mais de 1.000 toneladas de cargas, como testes rápidos para Covid-19, medicamentos, máscaras, entre outros produtos, beneficiando o Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Argentina.

O Avião Solidário também transportou gratuitamente mais de 800 profissionais de saúde para atender às urgências do Covid-19 e mais de 500 pessoas com necessidades médicas diversas, como enfermidades ou cirurgias que requerem atendimento urgente.


Imagem: LATAM/Divulgação.

Operação China-Brasil

Na última semana, a LATAM realizou o transporte de 5,4 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) – em um voo charter da China para o Brasil – para que o Instituto Butantan possa produzir mais 8,6 milhões de doses da CoronaVac.