Leonardo celebra 50 anos do 1º voo do helicóptero A109

Helicóptero
AW109 Grand New, uma das versões mais novas do helicóptero italiano. Foto: Leonardo.

A Leonardo comemora hoje o 50º aniversário de seu helicóptero A109, um produto icônico que representou uma revolução na trajetória da empresa. O modelo permitiu que a Itália se tornasse uma das únicas nações do mundo com um OEM capaz de design autônomo, desenvolvimento, e fabricação de helicópteros, que se tornou altamente bem-sucedido nos mercados nacional e de exportação.

O melhor desempenho e velocidade da classe, um design elegante para aerodinâmica superior, caixa de câmbio principal moderna, design e desenvolvimento de transmissão internos, versatilidade de missão e alto nível de personalização. Todas essas características levaram à conquista de funcionalidades únicas e capacidades exclusivas pela Leonardo.

Foto: Leonardo.

O modelo também teve um papel significativo na crescente utilização de helicópteros multifunção e de duplo uso nas próximas décadas. Tudo isso teve início com o voo inaugural do Augusta A109, em 04 de agosto de 1971.

A solicitação do projeto partiu do designer Bruno Lovera para a então alta administração, e o primeiro protótipo do A109 foi levado aos céus pelo piloto Ottorino Lancia pela primeira vez no verão de 1971. O novo modelo apresentava um rotor principal articulado de quatro pás, um rotor de cauda de duas pás semirrígido e trem de pouso retrátil, proporcionando manuseio exclusivo e qualidades gerais de voo.

O modelo de 2,4 toneladas e 8 lugares foi certificado na Itália, e nos EUA quatro anos depois, entrando no mercado em 1976. O novo modelo também permitiu à empresa entrar no altamente competitivo mercado americano, estabelecendo um centro de logística na Filadélfia que viria a se tornar, nas décadas seguintes, a sede de helicópteros da Leonardo nos Estados Unidos, onde é oferecido serviços de suporte e treinamento, além de funcionar como fábrica para equipamentos.

Começando em meados da década de 1970, o sucesso inicial levou a uma presença contínua e crescente da empresa no segmento de bimotores leves em uma escala global, com uma série de versões e modelos recém-certificados, para a mais ampla gama de aplicações civis, de serviços públicos e militares. Os novos modelos da classe de 3 toneladas incluem os populares Power e Grand, bem como as aeronaves mais recentes GrandNew e Trekker, sem mencionar variantes militares e governamentais mais personalizadas, como LUH e Nexus.

Agusta Westland AW109SP, Águia 32, da PMESP. Foto: Jean L. Silva – Campo de Marte Spotting.

Com os designs mais recentes, a Leonardo introduziu aviônicos digitais modernos, cabines espaçosas, dinâmica aprimorada, novos motores e todas as opções principais de material rodante, atingindo um número total de mais de 1.600 helicópteros bimotoresbimotores leves vendidos em 50 anos, para clientes em mais de 50 países em todos os continentes, para operações em todas as condições meteorológicas/ambientais, sobre a terra e o mar

Via Leonardo Helicopters

 

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Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.