HH-139B- Foto: Leonardo

A Leonardo anunciou hoje (03/12) a recente entrega do primeiro helicóptero bimotor HH-139B para a Força Aérea Italiana. Trata-se de uma variante customizada da plataforma mais vendida, o AW139, a partir de suas instalações em Vergiate. A aeronave é a primeira de 17 HH-139B cujas entregas devem ser concluídas até 2021, a fim de fortalecer ainda mais as capacidades multifuncionais da Força Aérea Italiana apoiando o atendimento a emergências e para a segurança em todo o país. O helicóptero será operado pela 15ª Asa da Força Aérea Italiana, que é responsável pelas tarefas de busca e salvamento e apoia a comunidade nacional em caso de operações de socorro em desastres.

Os HH-139Bs realizarão uma série de missões, incluindo busca e resgate, combate a incêndios, interceptação de movimentação lenta, juntando-sea uma frota já existente de 13 HH-139As multifuncionais e 4 VH-139As, este último usado para missões de transporte do governo. Comparado com o HH-139A, a variante do HH-139B de 7 toneladas apresenta, entre outros, novos eletro-ópticos, novo radar, novo guindaste de resgate e um console de missão na cabine. A aviônica central contará com a versão de software Fase 8, permitindo navegação e missões ainda mais avançadas e seguras em qualquer clima.

HH-139B- Foto: Leonardo

A fim de garantir o maior nível de capacidade de resposta e eficácia, será assegurada a extensão da área de cobertura com a distribuição dos helicópteros em várias bases. Cada aeronave pode ser rapidamente reconfigurada de SAR para MEDEVAC ou combate a incêndios.

O crescimento da frota HH-139 da Força Aérea Italiana também se beneficia de pontos comuns logísticos, operacionais e técnicos, de certificação e treinamento e sinergias entre as frotas cada vez maiores de AW139 do governo e de operadores de serviço público na Itália.

Isso reforça a possibilidade de realizar operações conjuntas eficazes e seguras com outros usuários desse modelo moderno e representa um salto quântico em segurança interna, capacidade de alívio de desastres e custo / eficácia geral do ciclo de vida para o futuro. Durante a pandemia de Covid-19, os AW139s foram amplamente usados ​​na Itália para fornecer serviços de transporte de instalação de biocontenção exclusivos em sua classe.

HH-139B- Foto: Leonardo

Na Itália, o AW139 também foi selecionado pela Guardia di Finanza, Polícia Estadual, Guarda Costeira, Corpo de Bombeiros Nacional e Carabinieri da Itália, além de vários operadores de serviços médicos de emergência.

Este último programa da Força Aérea Italiana traz o número total de AW139s escolhidos por todos esses operadores do governo italiano para quase 80, cobrindo um amplo escopo de funções de utilidade pública, incluindo aplicação da lei e segurança interna, patrulha, operações especiais e antiterrorismo, busca e resgate, combate a incêndios, comando e controle, transporte governamental / VVIP, ajuda em desastres e treinamento.


 

FONTE: Leonardo

DEIXE UMA RESPOSTA