Live: Primeira missão operacional da SpaceX será lançada hoje ao espaço

Foguete Falcon 9 com a espaçonave Crew Dragon- Foto/Divulgação: NASA

Está previsto ser lançada hoje (15/11) pela SpaceX juntamente com a NASA a primeira missão de tripulação comercial. A missão vai levar até a ISS quatro astronautas que vão passar seis meses na estação espacial.

A previsão de lançamento é para as 21h27 (horário de Brasília), a partir do Cabo Canaveral, Flórida. Contudo, desde às 17h15 a NASA vai transmitir ao vivo todo o preparativo dos astronautas.

O lançamento estava previsto para ontem (14/11), mas devido aos fortes ventos na região de pouso do primeiro estágio, o lançamento foi adiado para hoje, dia 15.

A tripulação da Crew 1 são os astronautas da NASA Shannon Walker, Victor Glover e Mike Hopkins, e pelo astronauta da Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA), Soichi Noguchi.

Tripulação da Crew-1 Foto: NASA

A Crew Dragon está programada para atracar na estação espacial por volta das 23h00 de segunda-feira, 16 de novembro.

Chegando na ISS os quatro astronautas  vão fazer companhia para Kate Rubins, Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkov que chegaram a ISS no último dia 14.

Ontem os astronautas fizeram o último ensaio antes do lançamento e para isso colocaram seus trajes espaciais e subiram na plataforma 39A onde o foguete Falcon 9 e sob ele a nave Crew Dragon estão instalados.


Ao todo a ISS terá sete pessoas que ao longo de seis meses vão realizar diversos experimentos científicos e talvez alguns Spaces Walks (caminhadas espaciais para concertar partes da ISS do lado de fora).

Estação espacial Internacional (ISS) está a uma altitude de 430 Km e a uma velocidade superior a 27.000Km/h Foto: NASA

A missão de logo mais será história, visto será a primeira missão operacional da SpaceX. Com isso os EUA voltam a ter independência nos lançamentos de seus astronautas em solo norte-americano, sem mais depender dos russos para isso, algo que acontecia desde 2011 com a aposentadoria dos Space Shuttles.

A SpaceX tem como veículo transportador a espaçonave Crew Dragon que tem capacidade para até sete astronautas. A empresa privada espacial já fez outros testes com a nave, sendo um desses ocorrido no começo do ano levado ao espaço dois astronautas da NASA.

Astronautas do Programa de Tripulação Comercial da NASA- Foto: NASA

No entanto, a SpaceX não está sozinha na jogada com sua nave espacial Crew Dragon, a Boeing também vai lançar astronautas da NASA, mas em relação a empresa de Elon Musk, a Boeing está atrasada nos testes com sua nave Starliner.

A próxima missão tripulada da SpaceX levando outros quatro astronautas para a ISS está prevista para acontecer no verão de 2021.

Veja abaixo a live de lançamento dos astronautas:

DEIXE UMA RESPOSTA