Advertisement

LMXT: Lockheed quer produzir o A330 MRTT nos EUA

A330 MRTT LMXT LOCKHEED

A Lockheed Martin revelou seus planos para produzir o LMXT, sua versão do Airbus A330 MRTT, nos Estados Unidos. A gigante do setor de defesa quer fabricar o avião europeu junto da Airbus nos estados do Alabama e Geórgia. 

Larry Gallogly, diretor do programa LMXT da Lockheed Martin, falou sobre os planejamentos da companhia em relação ao “novo” reabastecedor. A fim de reduzir os riscos com o programa KC-Y da USAF – no qual o LMXT concorrerá contra o KC-46 – o avião será montado na linha da Airbus em Mobile, Alabama, enquanto a conversão para avião-tanque deverá ocorrer na linha da Lockheed em Marietta, Geórgia. A linha da Airbus nos EUA produz algumas aeronaves da Família A320. 

Projeção do LMXT reabastecendo um A330. Imagem: Lockheed.

Caso a oferta baseada no A330 MRTT seja escolhida para o requisito esperado de 140-160 aeronaves, a Airbus fará a transição de sua linha de montagem do A330-200 de Toulouse, na França, para Mobile, onde novas instalações serão construídas, aponta a Flightglobal

Atualmente, os jatos passam pelo processo de conversão nas instalações da Airbus Defence em Getafe, na Espanha. No entanto, o portal The War Zone afirma que pelo menos alguns protótipos do LMXT seriam feitos na Europa, passando pelo mesmo processo dos outros A330 MRTT. 

“A Airbus também ajudará a treinar a força de trabalho da Lockheed Martin nos EUA nos principais aspectos do processo de conversão do MRTT e apoiará o trabalho de engenharia no projeto inicial do LMXT, bem como quaisquer atualizações futuras ou outras modificações.”

“Estamos realmente aproveitando uma força de trabalho altamente capacitada e experiente nessa área”, diz Gallogly, que também destaca a importância do acesso ao porto de Mobile para a entrega de estruturas de aeronaves de grande porte.

Para transformar o A330 em LMXT nos EUA, a Lockheed vai reformar seu hangar L-10 em Marietta. A estrutura de grande porte era, até recentemente, usada na modernização dos cargueiros C-5M Galaxy. 

A instalação é grande o suficiente para acomodar quatro C-5, oferecendo espaço mais do que suficiente para estabelecer uma linha de conversão de reabastecedores, observa o War Zone. Ao todo, a Lockheed espera que o projeto LMXT crie cerca de 1.300 novos empregos nas empresas, além de ter benefícios adicionais na cadeia de suprimentos dos EUA.

“Isso será construído na América, por americanos, para americanos”, diz Gallogly sobre o A330/LMXT para a USAF. O plano de produção da Lockheed envolve “uma pequena fração” da frota total sendo concluída na Europa durante um processo de treinamento de pessoal e enquanto o trabalho de infraestrutura nos EUA está sendo concluído.

Ao mesmo tempo, o programa LMXT prosseguiria “reconhecendo e respeitando que há uma cadeia de suprimentos existente muito bem-sucedida que suporta o MRTT agora”, acrescentou Gallogly. “Não queremos fazer nada que aumente o custo geral da aeronave ou induza qualquer risco em nossa produção e desempenho com esta aeronave”.

Imagem: Lockheed.
Atualmente a USAF se encontra comprometida com a compra de, pelo menos, 90 aeronaves Boeing KC-46 Pegasus. Contudo, o jato baseado no 767 apresenta uma série de problemas que já trouxeram US$ 5,4 bilhões em prejuízos à fabricante.
 
Um dos maiores contratempos do KC-46 é o sistema de visão remota (RVS), cujos problemas trazem inseguranças para o reabastecimento em voo, apesar do avião já estar conduzindo estas operações com cerca de 70% dos aviões dos EUA. Ainda assim, Israel e Japão já compraram unidades do KC-46
 
Ao contrário do KC-46, o A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport) já é uma plataforma comprovada, em serviço em 13 países e a OTAN. O modelo também será o novo reabastecedor estratégico da Força Aérea Brasileira, que já abriu uma licitação para comprar dois aviões para mais tarde convertê-los em Getafe. 
 
A Airbus também demonstrou, junto à Força Aérea Singapurense, o reabastecimento automatizado, o que representa mais uma vantagem do A330/LMXT em cima do KC-46. 
 

O LMXT terá dois tanques adicionais na fuselagem inferior que podem armazenar cerca de 13 toneladas de combustível. Isso dá ao avião uma capacidade total de combustível de 135 toneladas, tanto para uso próprio quanto para abastecer outras aeronaves, além de um alcance não reabastecido de 10.000 milhas náuticas (18.520 quilômetros). Além disso, o LMXT receberá uma série de equipamentos específicos de uso das Forças Armadas dos EUA. 
 

A Lockheed antecipa que a USAF emitirá uma solicitação de propostas (RFP) inicial para seu o KC-Y até o final deste ano, com um lançamento final de RFP previsto para março ou abril de 2023. A configuração final do LMXT também depende dos requisitos da USAF.

Imagem: Lockheed.

A adjudicação do contrato está prevista para o final de 2024 ou início 2025, com entregas a começar no período de 2029-2030. Se selecionado, as entregas do LMXT começarão logo após a conclusão do pedido total de 179 aeronaves KC-46 da USAF, adquiridas pelo programa KC-X. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: A330 MRTT, Airbus, LMXT, Lockheed Martin, reabastecimento em voo, USAF