Lockheed Martin F-16 Block 70- Foto Lockheed Martin

A Lockheed Martin organizou uma cerimônia para celebrar sua nova linha de produção de F-16 em Greenville, Carolina do Sul.

Anteriormente os caças F-16s e equipamentos eram fabricados em em Fort Worth, Texas, mas já foram instalados em um hangar recém-reformado em Greenville, onde a empresa começará a fabricar aeronaves F-16 Block 70 ainda este ano.

“Este é um momento emocionante, pois celebramos outro marco importante para o F-16 – o caça de 4ª geração mais bem sucedido e comprovado em combate do mundo”, disse Michele Evans , vice-presidente executiva da Lockheed Martin Aeronautics. “O futuro é brilhante, e começa aqui mesmo em Greenville, Carolina do Sul – o novo lar da produção de F-16″.

A demanda continua a subir para novos upgrades de produção de F-16 e F-16V. Bahrein tornou-se o primeiro cliente F-16 Block 70 em junho de 2018, a Eslováquia assinou a Carta de Acordo em dezembro de 2018 para 14 aeronaves Block 70, e a Bulgária e o governo dos EUA estão atualmente negociando a aquisição planejada da Bulgária de novas aeronaves F-16 Block 70. 

O Departamento de Estado dos EUA também aprovou recentemente a proposta de venda de 25 novas aeronaves F-16 Block 72 de produção, e upgrades F-16V para o Marrocos .

Arte do F-16 Block 70 do Bahrein. Foto – Lockheed Martin Aeronautics

“Este é um ótimo dia para Greenville e Carolina do Sul “, disse a senadora norte-americana Lindsey Graham, da Carolina do Sul. “Temos a melhor força de trabalho no país e agora vamos construir o F-16 mais avançado de todos os tempos aqui no estado de Palmetto.”

” A força de trabalho da Carolina do Sul é inigualável, e o fato de a Lockheed Martin continuar investindo e acreditando nos sul-carolinianos para construir os mais novos F-16 em Greenville fala muito sobre nosso estado e a empresa“, disse o governador da Carolina do SulHenry McMaster. “Toda pessoa que liga para a Carolina do Sul deve se orgulhar de que o F-16 é feito aqui mesmo no estado de Palmetto.”


F-16 Block 70

Mais de 400 novos empregos serão criados para apoiar a linha de produção do F-16 em Greenville

A produção de F-16 também suporta centenas de trabalhos de engenharia, aquisição, sustentação e suporte ao cliente da Lockheed Martin nos EUA e milhares de empregos de fornecedores nos EUA. 

Uma parte significativa da produção de F-16 ocorre na cadeia de suprimentos, que atualmente inclui mais de 400 fornecedores dos EUA em 41 estados.

Até o momento, 4588 caças F-16 foram produzidos e existem aproximadamente 3000 F-16 operacionais em 25 países.