Advertisement

Lockheed Martin inicia fabricação de peças do protótipo X-59 Quiet Supersonic

ANAC

A divisão Skunk Works, da Lockheed Martin, iniciou a fabricação da primeira peça para o protótipo X-59 Quiet Supersonic Technology.

“O início da fabricação do projeto marca um grande avanço para o X-59 e o futuro de viagens comerciais supersônicas silenciosas”, disse Peter Iosifidis , gerente de programa da Low Boom Flight Demonstrator, da Lockheed Martin Skunk Works. 

A fabricação de peças para o X-59 deverá se estender até 2021, quando o protótipo será apresentado e realizará o seu primeiro voo.

A NASA escolheu neste ano o projeto da Lockheed Martin para construir e testar um protótipo de aeronave supersônica, que promete diminuir os efeitos do boom supersônico, possibilitando voos acima de Mach 1 mesmo nos continentes.

Esse avião já havia sido designado anteriormente para desenvolvimento pela Lockheed Martin, em colaboração com a NASA, faz parte do projeto X-Planes, gerenciado pela agência espacial norte-americana e que promete revolucionar a industria aeroespacial dos Estados Unidos.

Com possibilidade de fazer voos com velocidade supersônica em toda a rota, o uso do avião será otimizado e melhorado, também com ajuda da melhor eficiência no consumo de combustível. A Lockheed chama a sua nova tecnologia aerodinâmica de Quiet Supersonic Technology (QueSST).

O projeto do protótipo conta com propulsão de somente um motor, ideal para um avião de performance modesta e capacidade para dois passageiros, uma curta asa em delta e canards.

A empresa espera introduzir uma aeronave supersônica futuramente, quando os testes aprovarem a nova tecnologia aerodinâmica, e as melhorias gerais do projeto. 

O protótipo terá ao todo 10% do peso estimado para uma aeronave de 100 passageiros, no mesmo porte do Concorde, aposentado em 2003, de acordo com a NASA ainda seria possível manter a eficiência acústica, que neste caso é independente do peso.

O protótipo do QueSST é projetado para voar em Mach 1.4, com uma altitude média de 55000 pés, na estratosfera.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.