A fabricante norte-americana Lockheed Martin aperfeiçoou o C-130J Super Hércules e criou uma nova variante do cargueiro militar, que será voltada para missões operacionais especiais. A nova variante tem o nome de C-130J-SOF.

A nova versão do Super Hércules foi idealizada para atender justamente as equipes de operações militares especiais em países do mundo todo. O Comando de Operações Especiais dos EUA (AFSOC) já operam variantes como o MC-130J e o C-130J, mas a novidade no C-130J-SOF é a capacidade de exportação da aeronave, algo antes ainda não feito pela Lockheed Martin.

O novo C-130J SOF se destaca em missões de inteligência, vigilância, reconhecimento (ISR), reabastecimento, ajuda humanitária, e outras funções. As demais funções se destacam como o poder de fogo do C-130J-SOF, pois o avião é equipado com armamento de 30 mm, mísseis helfire e flares (autodefesa contra mísseis infravermelhos).

Os diretores envolvidos na nova variantes estão confiantes em relação às vendas do C-130J-SOF, devido aos benefícios e vantagens que a nova versão do Super Hércules pode proporcionar.