Advertisement

Lockheed Martin lança míssil que estava sendo desenvolvido em segredo por dois anos

A Lockheed Martin desenvolveu em segredo um míssil para substituir os atuais AIM-120 AMRAAM. O AIM-260 é um míssil ar-ar que dentre os focos tem como lidar com as ameaças do míssil chinês PL-15. O anúncio oficial veio por meio do General Anthony Genatempo, Oficial Executivo do Programa de Armas da Força Aérea, no último dia 20.

O novo armamento ficou em desenvolvimento durante dois anos e será usado nos caças da USAF e da US Navy. Na USAF equipará os caças de ponta como os de 5º geração F-22 e F-35 e na Marinha o F/A-18.

Caça chinês J-20 com a baía de armamentos aberta, onde pode se ver os mísseis PL-15. Foto: CNN

Os testes de voo a partir de 2021 e Capacidade Operacional Inicial em 2022. Os AIM-120 AMRAAM foram desenvolvidos no final dos anos 80 e tiveram e tem uma grande importância, seu uso para combates BVR (Beyond Visual Range), bem como para Active Radar Homing (ARH), ou seja busca o alvo por meio de radar.

Com o passar do tempo o AIM-120 ganhou atualizações, como AIM-120C de 1996, nesta versão o míssil pode atingir até Mach 4.

Já o míssil PL-15, pode atingir Mach 5 e usa um radar AESA (Active Electronically Scanned Array) para orientação até o alvo.

Não se sabe muito do novo míssil norte-americano, devido seu status segredo e por ter sido anunciado tão recentemente. Mas certamente terá melhorias visto ao AIM-120, até mesmo para “combater” o PL-15 chinês.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.