Há dez anos, a maior lounge para animais da Europa abria as portas no Aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, pela primeira vez. Desde então, a Lufthansa Cargo tem operado uma das maiores e mais avançadas estações para animais no centro de distribuição situado no coração da Europa, oferecendo aos animais-passageiros um serviço único.  

“Nosso agradecimento especial vai para os nossos clientes, que têm se mantido leais a nós por vários anos”, disse Sören Stark, Membro do Conselho de Operações e COO (chief operating officer) da Lufthansa Cargo. “Nossos colaboradores altamente treinados, que oferecem aos nossos animais todos os dias enorme dedicação, paixão e experiência, são cruciais para a excelente reputação da Animal Lounge de Frankfurt”, complementou.

Mais de um bilhão de animais de todos os tipos passaram por lá ao longo destes anos. Os mais frequentes visitantes incluem peixes ornamentais, algo em torno de 80 milhões por ano. Jörg Bodenröder, Diretor Sênior de Movimentações Especiais na Lufthansa Cargo, fez um resumo da história do Animal Lounge e do desenvolvimento do transporte aéreo de animais pela Lufthansa.  “Diversas espécies exóticas já voaram conosco. De girafas e hipopótamos ao gamo da Mesopotâmia, a Lufthansa atendeu com segurança todos os desafios logísticos até hoje. Claro, que estas memórias especiais incluem dois passageiros famosos como os dois pandas, Meng Meng e Jiao Qing, enviados pelo presidente chinês Xi Jingping para a Chanceler alemã Angela Merkel como animais especiais em 2017.”

A Animal Lounge é particularmente bem equipada para cavalos. Tem 42 baias para grandes animais com até 90 metros quadrados disponíveis para os cerca de 2 mil cavalos que passam por ali anualmente, enquanto novos contêineres de alta qualidade são usados a bordo.

A divisão de carga da Lufthansa tem mais de 30 anos de experiência no transporte deste tipo de animais. A parceria com a German Equestrian Federation (FN) enfatiza a expertise da Lufthansa Cargo em transportar cavalos para competições esportivas, reprodução e lazer.

Além disso, gatos e cachorros, algo em torno de 15 mil por ano, são visitantes regulares e 39 pequenas caixas estão disponíveis para eles. Três áreas silenciosas separadas para os gatos garantem a eles espaço para relaxarem.

Com o Programa “Pet Premium”, a Lufthansa Cargo oferece aos pets e aos donos um serviço bastante diferenciado: assim que o pequeno animal está confortável no Animal Lounge em Frankfurt, fotos são enviadas aos donos, reafirmando como os animais estão sendo bem cuidados. Tem sempre alguém disponível para falar com um proprietário se necessário. Se o animal precisa de remédio, alimentação especial ou algo do gênero, esses pedidos também pode ser atendidos.

A Animal Lounge em Frankfurt combina todas as aéreas – manuseio, coordenação e serviços veterinários, sob uma área de mais de 13 mil metros. 50 colaboradores e cuidados qualificados garantem o cuidado em tempo integral.

Durante o período de desenvolvimento do projeto, uma atenção especial foi voltada para tornar a permanência dos animais o mais agradável possível. Toda a lounge foi equipada com um piso de asfalto antiderrapante que mais confortável para animais e pessoas do que a superfície de concreto. Toda a área de carregamento é protegida contra intempéries.

A lounge é dividida em exportação, importação e área de trânsito, todas fisicamente separadas umas das outras para evitar contato entre os animais que estão sendo exportados e importados. As áreas individuais podem, em grupos, serem subdivididas em zonas múltiplas para evitar que certos animais ouçam ou percebam a presença de outros, se necessário.

Peixes ornamentais podem ser examinados à luz negra e especialistas estão à disposição em caso de emergência. Além disso, 18 câmaras com controle individual de temperatura estão disponíveis para todas espécies e existem ainda quatro aviários especiais para pássaros de todo tipo. Complementarmente, pessoas acompanhando os animais têm acesso ao seu próprio lavatório na Lufthansa Animal Lounge.