O faturamento bruto da Smiles no 3T17 superou a marca dos R$ 500 milhões, com crescimento de 16,2% em relação ao ano passado. Já o lucro líquido, com a incorporação da Smiles pela Smiles Fidelidade, gerou um ganho que contribuiu para o crescimento 134,6% em relação ao 3T16, que representa R$ 339,5 milhões.
O acúmulo de milhas (ex-GOL) cresceu 66,7% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, alcançando a marca recorde de 20.4 bilhões de milhas. Por outro lado, o resgate também teve um incremento substancial, atingindo o recorde de 17.1 bilhões de milhas, 55,9% superior ao 3T16.
“A incorporação da Smiles pela Smiles Fidelidade gerou um resultado significativo que contribuiu para a marca histórica de R$ 339,5 milhões de lucro líquido. Graças ao expressivo e constante ganho de market share, o faturamento cresceu 16,2%. Assim, a companhia manteve o crescimento do volume de milhas acumuladas e resgatadas no período (65% e 55,9% respectivamente), que refletem a consistente trajetória de engajamento dos nossos clientes e a consolidação da Smiles como o melhor programa de milhas do país”, anuncia Leonel Andrade, CEO da Smiles.
“Mais uma vez, a companhia mantém o DNA inovador com o lançamento do Viaje Fácil GOL, resgate de milhas “fiado” em que o cliente garante primeiramente as passagens e depois, tem até 60 dias antes do voo para nos enviar as milhas. Outro importante destaque é a reformulação do Shopping Smiles, que agora segue a linha da plataforma de hotéis e carros, oferecendo milhas a cada resgate de produto ou serviço com pagamento no cartão de crédito. Além disso, já é possível pagar o combustível com milhas diretamente na máquina de cartão (POS) com o Shell Resgate Automático – produto exclusivo da Smiles em parceria com a Shell”, complementa o executivo.
De olho nas novidades do mercado digital, a Smiles lançou um assistente virtual no Messanger do Facebook. Ochatbot funciona como uma ferramenta de interação tirando as dúvidas dos clientes e oferecendo informações sobre as promoções vigentes. A ideia é que até o final do ano, ela passe a auxiliar os clientes também na emissão de passagens e resgate de produtos e serviços. Seguindo essa linha, desde setembro o aplicativo da Smiles permite a reserva de hotéis e carros, além do resgate de passagens, consulta de saldo e a movimentação da conta, entre outras facilidades.
Com o objetivo de transformar milhas em sorrisos, a Smiles lançou em julho o Milhas do Bem, programa de responsabilidade social e voluntariado de apoio e investimento em educação, empreendedorismo e gestão. A proposta é incentivar os clientes e parceiros da Smiles a doarem milhas para os projetos sociais de instituições que atuam no crescimento pessoal, social e cultural de jovens e crianças. A cada milha doada a Smiles doará uma milha adicional com o propósito de juntos, oferecer um futuro melhor para os menos favorecidos.
Indicadores
Principais destaques |
Unidade |
3T17 |
2T17 |
3T16 |
3T17 vs. 2T17 (%) |
3T17 vs. 3T16 (%) |
Acúmulo de milhas |
bi |
22,8 |
20,4 |
13,8 |
11,6% |
65,0% |
Gol |
bi |
2,4 |
1,7 |
1,6 |
45,9% |
52,4% |
Bancos, varejo e serviços |
bi |
17,2 |
15,7 |
12,2 |
9,5% |
40,7% |
Smiles & Money |
bi |
3,2 |
3,1 |
– |
3,7% |
– |
Resgate de milhas (Programa)² |
bi |
17,1 |
16,4 |
11,0 |
4,8% |
55,9% |
Faturamento bruto total³ |
R$ mi |
500,4 |
7,7% |
16,2% |
||
Faturamento bruto total (ex-Gol)³ |
R$ mi |
405,0 |
4,6% |
16,6% |
||
Receita líquida |
R$ mi |
440,8 |
441,7 |
398,3 |
(0,2%) |
10,7% |
EBITDA¹ |
R$ mi |
163,0 |
172,0 |
165,8 |
(5,2%) |
(1,7%) |
margem EBITDA¹ |
% |
37,0% |
38,9% |
41,6% |
(2,0 p.p.) |
(4,7 p.p.) |
Lucro líquido |
R$ mi |
339,5 |
144,7 |
132,1% |
134,6% |
|
margem líquida |
% |
77,0% |
33,1% |
36,3% |
43,9 p.p. |
40,7 p.p. |