Depois de receber dois aviões Boeing 737 MAX 8, a GOL Linhas Aéreas deverá receber até o início de novembro mais um avião desse modelo, de matrícula PR-XMC.

O Spotter Woddys Aeroimages (Chris Edwards) capturou o PR-XMC fora da linha de montagem final, faltando somente os acabamentos finais externos, interior e a pintura externa. Depois de passar por tudo isso, o -XMC deve ainda realizar alguns testes em solo e em voo, até ser aceito pela companhia e transladado para o Brasil.

Além desse avião, um outro da GOL parece estar dentro da linha de montagem da Boeing, em Renton (WA), o PR-XMD, que será o quarto Boeing 737 MAX 8 da companhia, e possivelmente entregue em novembro. O que ressalta ser essa aeronave é outra foto, também do dia 13 de setembro, mostrando uma asa com o winglet dentro do hangar de montagem. Clique aqui para ver a foto da asa, e Aqui para ver a foto da aeronave na linha de montagem.

Vale ressaltar que a Boeing está acelerando o processo de montagem do 737 NG e MAX para compensar o atraso nas entregas, devido aos problemas com fornecedores entre maio e julho deste ano. A empresa contratou mais pessoas e até convocou funcionários aposentados para trabalhar na linha de montagem final, logo podemos esperar uma maior agilidade da empresa nessa questão.

A GOL quer ter esses aviões até novembro para iniciar voos de Brasília e Fortaleza para Miami e Orlando, sem escalas, somente com o Boeing 737 MAX 8, e também voos com o 737 MAX 8 para Quito, no Equador, a partir de dezembro deste ano.

 

O Boeing 737 MAX da GOL

O Boeing 737 MAX 8 da GOL é equipado com 186 assentos no total, com cabeceira e fabricados pela RECARO. A reclinação é padrão do mercado nacional.

Os assentos ainda estão equipados com as portas USB individuais, que já podemos encontrar em assentos desse modelo nos 737 NG da GOL. Na classe GOL Premium o cliente vai encontrar essas entradas USB abaixo do seu assento, como uma forma de deixar mais acessível e de menor incomodo.

A GOL reforçou anteriormente que o novo 737 MAX é até 15% mais econômico em comparação com suas aeronaves 737 NG mais recentes. Além de gastar menos combustível as aeronaves 737 MAX 8 contam com uma maior autonomia de voo, de até 6500 km (em comparação aos 5500 km atuais) e um MTOW de até 82 toneladas.

A expectativa é, também, gastar até 8% menos de combustível por assento em relação ao modelo A320neo, utilizado pelas concorrentes. O 737 MAX também é mais silencioso, com ruído 40% menor quando comparado ao atual 737 NG.

 

Encomendas

A GOL tem 135 encomendas atualmente para a família Boeing 737 MAX, sendo que 30 aviões são do modelo 737 MAX 10, e os restantes do modelo 737 MAX 8. As entregas vão ocorrer até 2027.