Mais um protótipo do Embraer E195-E2 entra na frota de testes

Foto - Embraer/Via Twitter

A Embraer divulgou na semana passada que realizou no dia 18 de novembro o primeiro voo do protótipo nº2 do E195-E2, de matrícula PR-ZIG. A decolagem aconteceu a partir do sítio de fabricação do E-Jet, em São José dos Campos (SJC).

A Embraer utilizará dois aviões na campanha de certificação do E195-E2. O primeiro protótipo está sendo utilizado nos ensaios de aerodinâmica e desempenho, enquanto o segundo avião será empregado na validação de tarefas de manutenção e de interior. A entrada em serviço comercial está planejada para 2019, com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

Nessa última semana, logo após o primeiro voo que durou cerca de 3 horas, a Embraer já realizou outros três voos de testes com o segundo protótipo

O E195-E2 tem três fileiras adicionais de assentos em comparação com o E195 atual, podendo ser configurado com 120 lugares em duas classes de serviço, ou até 146 assentos em classe única, o aumento na fuselagem . A aeronave também tem aumento significativo de alcance com relação ao modelo atual, de mais de 800 quilômetros adicionais, o que possibilitará viagens de até 4500 quilômetros de distância.

Pela filosofia da Embraer para o E2 ser diferente, ao criar um tipo de asa para cada variante, o E195-E2 tem 1,4 metros a mais de asa, totalizando 35,1 metros de envergadura e 41,5 metros de comprimento, o maior avião já produzido em território nacional em comprimento.

Os E2 alcançaram 285 pedidos firmes, sendo 100 para o E195-E2, além 415 opções e direitos de compra e cartas de intenção, totalizando 690 compromissos de companhias aéreas e empresas de leasing. No Brasil a Azul tem encomendas para até 50 aeronaves E195 E2, contando também as opções de compra.

 

O E190-E2

Foto – Embraer/Via Twitter

A Embraer declarou recentemente que planeja certificar o E190-E2 nos próximos 90 dias. De acordo com John Slattery a Embraer já completou 80% da fase de certificação, 1600 horas de voo já foram realizadas, das 2000 horas previstas, e só falta um ensaio em solo para ser finalizado, o ensaio de fadiga da fuselagem.

Essa declaração de Slaterry durante o Dubai Airshow foi logo após a cliente de lançamento Widerøe anunciar o primeiro voo comercial do E190-E2, no dia 15 de maio de 2018.

A Embraer também já anunciou quando será a primeira entrega do E190-E2, em abril de 2018, sem especificar um dia fixo para o evento.

O cronograma de testes do E195-E2 também está sendo cumprido de acordo com o previsto, reforçando o compromisso da Embraer de entregar o primeiro E195-E2 para a Azul Linhas Aéreas no primeiro semestre de 2019.

 

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