MiG-29UPG da Força Aérea Indiana. Foto: Angad Singh.

Durante o Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2021, em Moscou, uma porta-voz Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia afirmou que o país realizou uma oferta comercial de 21 caças Mikoyan-Gurevich MiG-29 Fulcrum para a Índia. 

“O estado-maior da Força Aérea Indiana recebeu um pedido de licitação para o fornecimento de 21 aeronaves em 2021. O lado russo transferiu para os parceiros indianos a oferta comercial que agora está sendo considerada pelo cliente”, disse Valeria Reshetnikova, funcionária do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia, segundo o portal Sputnik. 

Ainda em 2020 o Ministério da Defesa Indiano aprovou a aquisição de 21 aeronaves MiG-29 para a Força Aérea Indiana (IAF), além outros 12 caças Su-30MKI Flanker-H, modelo cujo a IAF já possui cerca de 200 unidades e que ainda serão modernizados. Os MiG-29 oferecidos á Índia são da Força Aérea Russa e a IAF já realizou estudos para analisar as condições dos caças. Agora, o governo de Nova Délhi deve examinar a proposta russa. 

A Índia opera cerca de 101 aeronaves MiG-29, sendo 65 na Força Aérea e 36 na Marinha. Segundo o portal India TV, a IAF tem três esquadrões de MiG-29. 

DEIXE UMA RESPOSTA