Malásia comprará ATR 72 militar e drones da Turquia

Leonardo ATR 72 MP

O Ministério da Defesa da Malásia vai adquirir dois Leonardo ATR 72MP de patrulha marítima e três drones turcos TAI Anka. As duas companhias logo cevem receber cartas de de notificação de seleção. 

A seleção das aeronaves foi revelada no domingo (9) pelo Ministro da Defesa, Hishammuddin Hussein, em suas redes sociais. A licitação também foi finalizada pelo Ministério das Finanças do país. 

“Para a aquisição de duas MPAs [Aeronaves de Patrulha Marítima], o governo concordou com uma oferta da empresa Leonardo, enquanto para a aquisição de três MALE-UAS [drone de média altitude e longa autonomia], o governo decidiu assinar um contrato com a Turkish Aerospace Industries (TAI)”, disse o ministro. 

A compra dos novos vetores de vigilância e patrulha marítima é parte do planejamento financeiro do Plano Malásia, uma vez que a alocação do orçamento anual foi limitada e insuficiente, especialmente para a aquisição de ativos estratégicos.

“A aquisição de todos esses ativos foi realizada por meio de Concurso Aberto Internacional para garantir sua transparência”, disse Hussein.

TAI Anka. Foto: Mustafa Karabas via Wikimedia.

Em serviço com as forças aéreas da Turquia e Tunísia, o TAI Anka é um drone tipo MALE, usado em operações de inteligência, vigilância e reconhecimento na versão básica Anka-A. A variante Anka-S recebe cabides para empregar armamentos, como as bombas Bozok guiadas por laser e as munições inteligentes MAM.

O Ministro também destaca que um dos focos da pasta é a manutenção dos caças F/A-18D Hornet da Força Aérea Real Malaia (RMAF).Aproximadamente RM2,4 bilhões foram alocados para melhorar a capacidade do sistema de aeronaves F/A-18D, bem como o seu Programa de Sustentação. A manutenção destas aeronaves F/A-18D também será realizada por meio de uma estreita cooperação entre a Malásia e os Estados Unidos”, acrescentou.

Turboélice de patrulha

O ATR 72MP é uma versão militarizada do turboélice de transporte regional ATR 72-600, amplamente usado no Brasil pela Azul. A conversão é feita pela Leonardo, da Itália, que transforma o ATR é uma aeronave de patrulha marítima. 

A aeronave recebe um radar multimodo AESA Seaspray 7300E, otimizado para detectar alvos na superfície do mar.

Foto: Alert5 via Wikimedia.

O radar atua em conjunto com a torre flir Star Safire 380. O conjunto de sistemas C4ISR (Command, Control, Communications, Computers, Intelligence, Surveillance, and Reconnaissance) permite que o ATR 72MP também atue como aeronave de inteligência eletrônica. 

Também chamado de P-72A, o modelo está em operação com as forças aéreas da Itália, Turquia e Paquistão. A Força Aérea Nigeriana emprega o ATR 42 menor. 

Com informações de The Edge Markets

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Notícias

Tags: ATR 72, Malásia, Patrulha marítima, usaexport

Sair da versão mobile