Malaysia Airlines pode encomendar o Airbus A330neo em breve

Airbus A330 Malaysia Airlines
Foto: Md Shaifuzzaman Ayon / Wikimedia

Após estudos sobre qual nova aeronave de grande porte encomendar, a Malaysia Airlines parece ter escolhido o Airbus A330neo para compor a sua frota de longo curso. 

Ao longo de dois meses a Malaysia não tinha preferência de qual aeronave iria substituir sua antiga frota de Airbus A330. A companhia buscava uma aeronave nova, que fosse mais econômica e pudesse voar mais longe.

A companhia já conta com aeronaves Airbus A350 em sua frota, contando com seis aeronaves do tipo na frota. A escolha por uma aeronave da Airbus é uma questão ‘natural’, já que a empresa opera aeronaves da fabricante incluindo a versão anterior do A330.

A Malaysia avaliou também o Boeing 787 que deve ter suas entregas retomadas ainda nesta semana, a única aeronave Boeing que a companhia opera é o 737-800.

Em 2017 a companhia aérea de bandeira da Malásia, teve um acordo inicial avaliado em US$ 2,25 bilhões para oito aeronaves Boeing 787, mas o acordo nunca teve continuidade e também não foi esclarecido o motivo.

A escolha do Airbus A330neo também se dá por questões financeiras, como treinamento de tripulação. Além disso, os custos operacionais do A330neo são menores do que os do A350, sendo também a aeronave mais utilizada pela empresa para voos internacionais, logo o investimento no A350 não seria tão eficiente.

Airbus A330neo

O fator que também pesou na escolha foi o tempo para a entrega das aeronaves, o Airbus A350 iria demorar alguns anos, ainda sendo mais rápido que o Boeing 787, o Airbus A330neo tem a entrega mais rápida com maior disponibilidade de slots.

A Malaysia aproveitou também as condições para utilizar os slots deixados pela AirAsia que desistiu dos pedidos para o A330neo. A companhia deverá formalizar o pedido na próxima semana e também fornecer maiores detalhes.

 

 

 

Com informações da Simple Flying

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.