Foto - MAP/Divulgação

A MAP Linhas Aéreas realizou nesta quarta-feira (14/02) o batismo simbólico da nova aeronave da companhia, modelo ATR 72-500. O voo inaugural teve como destino o município amazonense de São Gabriel da Cachoeira (a 853 quilômetros de Manaus).

Durante o evento, a companhia, que atua no Amazonas e Pará, anunciou que planeja iniciar operação para o Acre e Ceará, até o final do segundo semestre deste ano, assim como para o primeiro destino internacional, o Peru.

A nova aeronave, segundo o gerente comercial da MAP, Alexandre Nascimento, vai possibilitar que, em longo prazo, a MAP amplie sua operação para os destinos em que já atua no Amazonas e Pará e inclua novas rotas. Com esta aquisição, a MAP passa a contar com uma frota de três aviões modelo ATR 42, com capacidade para transportar 45 passageiros, e três ATR 72, para até 66 pessoas.

Alexandre Nascimento explicou que a inclusão de novos destinos no portfólio da companhia significa, também, mais desenvolvimento para a região. “A maior oferta de voos deverá atrair investidores para a região, gerando, consequentemente, incremento econômico, por exemplo, no setor de turismo”, afirmou.

Alexandre ressaltou que estão adiantados os estudos sobre as novas rotas a serem oferecidas e que, em breve, será possível anunciar maiores detalhes. “A princípio, o voo para o Peru sairá de Manaus com escala em Rio Branco, no Acre, seguindo para Puerto Maldonado, no Peru”, adiantou.

A meta da MAP é que, este ano, o número de passageiros transportados pela companhia passe de 150 mil – alcançado em 2018 –, para 200 mil pessoas. “Para que de fato isso aconteça, estamos trabalhando para fortalecer e ampliar a atuação nos 14 municípios do Amazonas e Pará que são atendidos pela companhia e incluindo novas rotas”, destacou.

Também como parte da estratégia de expansão da sua atuação, a MAP anunciará em breve o acordo de codeshare (voo compartilhado) firmado com uma companhia nacional, disse ele.

Em 2018, a MAP obteve recorde em vendas, com 20% de crescimento em relação a 2017. Durante a Black Friday do ano passado, a MAP alcançou o melhor resultado dos dois últimos anos, com crescimento de 1000% nas vendas.

Atualmente, a MAP mantém voos regulares para 14 municípios dos estados do Amazonas e do Pará. No Amazonas, a MAP atende a capital, Manaus, além de Parintins, Lábrea, Carauari, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Tefé, Eirunepé e Coari. No Pará, tem voos regulares para Belém, Porto Trombetas, Santarém, Itaituba e Altamira.