Marinha dos EUA recebe novos Beechcraft King Air para treinamento de pilotos

Novos T-54A (King Air 260) foram entregues à Marinha na sede da Beechcraft/Textron Aviation. Foto: Divulgação.

A Marinha dos Estados Unidos recebeu na última quinta-feira (18) os dois primeiros T-54A para o treinamento de pilotos. Baseados no Beechcraft/Textron King Air 260, os novos turboélices estão substituindo os antigos T-44C Pegasus, versão militar do King Air B90. 

Os T-54A pousaram na Estação Aeronaval (NAS) de Corpus Christi, no Texas, marcando o início da nova fase de formação de comandantes de multimotores na US Navy. Em 2023, a Marinha adquiriu 64 T-54, por cerca de US$ 113 milhões, para modernizar a instrução dos futuros pilotos de importantes plataformas aeronavais, como o avião-radar E-2 Hawkeye e o jato de patrulha multimissão P-8 Poseidon. 

Marinha adquiriu 64 King Air 260, designados T-54A. Foto: Marinha dos EUA/Divulgação.

“Produzimos os melhores pilotos multimotores do mundo”, disse o capitão Michael Albus, comandante da Ala de Treinamento Aéreo 4 (TAW-4), que supervisionará a implantação do King Air. “O T-54A será a aeronave de treinamento para levar esse legado para o futuro. Com seu conjunto de aviônicos ProLine Fusion, combinado com maior alcance, velocidade e altitude, o T-54A garantirá que nossos aviadores estejam bem preparados para operar aeronaves complexas e prontos para os desafios de amanhã em um ambiente multidomínio.”

A chegada dos T-54 traz mudanças não apenas na formação dos aviadores, mas também no visual nas aeronaves. O novo treinador ostenta um esquema de pintura cinza brilhante, alinhando-o com aeronaves da frota operacional como o P-8 e o E-2D.

Esta mudança, implementada juntamente com um esquema de pintura azul “Midway” semelhante para o treinador T-6B Texan II, visa promover uma conexão mais forte entre os alunos pilotos e o ambiente operacional ao qual eventualmente ingressarão, explica a Marinha. Dessa forma, a pintura laranja e branca, tradicional em aeronaves de treinamento, será cada vez mais rara no sul do Texas, onde os pilotos são formados. 

Antigos Beechcraft T-44C Pegasus (King Air B90) servem à Marinha desde 1977.

Para o Comandante Kerry Bistline, oficial do TAW-4 encarregado do treinamento de asa fixa do METS (Sistema de Treinamento multimotor), a chegada dos King Air 260 é marcante. “Este é um momento culminante para mim como instrutor de voo do TAW-4. Poder ver esse programa crescer desde a fase de aquisição até a entrega é um destaque em minha carreira de 27 anos. Foi um longo processo garantir que a equipe METS acertasse. Estou ansioso para ver este treinador voar na área local de Corpus Christi por muitos anos”, afirmou. 

Em serviço desde 1977, o T-44C será gradativamente desativado à medida que os King Air 260 são entregues à Marinha. Enquanto recebe os novos T-54, a US Navy reconhece a importância dos antigos turboélices para a instrução de seus aviadores. O modelo serviu com sucesso à gerações de Aviadores Navais após apoiar continuamente os esforços da da TAW-4 para exceder rotineiramente os requisitos de formação de Aviadores Navais, ano após ano. 

Via DVIDS.

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Beechcraft, King Air, King Air 260, Marinha dos EUA

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