Foto: Airbus - Survey Copter/Divulgação.

A SURVEY Copter assinou um contrato com a Diretoria Geral de Armamentos da França (DGA) para o fornecimento de 22 drones (11 sistemas completos) elétricos Aliaca para a Marinha Francesa. As primeiras entregas estão previstas para esse ano ainda.

A Survey Copter é uma empresa subsidiária da Airbus Defence and Space desde 2011 e é especializada no desenvolvimento de sistemas aéreos não-tripulados (UAS) de pequeno porte desde 1996.

“Estamos honrados em contribuir para as missões da Marinha Francesa, as quais apoiaremos com os mais altos padrões de qualidade e confiabilidade. Este novo contrato fortalece a posição da SURVEY Copter como um ator global importante para mini UAS marítimos”, disse Nicolas Askamp, ​​chefe da Survey Copter/Airbus Unmanned Aerial Systems.

O Aliaca é um sistema versátil de alta resistência que permite missões de até 3 horas com um alcance de 50 km (27 Nm), perfeitamente adaptado para missões marítimas, equipado com um sensor eletro-óptico/infravermelho giro-estabilizado e qualificado para operar em condições ambientais severas. 

Lançado por catapulta, o UAS marítimo Aliaca conclui seu voo pousando automaticamente usando uma rede dedicada para pouso. Com um comprimento de 2,2 metros, uma envergadura de 3,6 metros e um peso máximo de decolagem de 16 kg, o UAS marítimo Aliaca se beneficia de um motor elétrico potente, porém silencioso.

O sistema pode ser implantado de forma fácil e rápida em menos de 15 minutos por apenas 2 operadores.

Da mesma forma, a estação de controle de solo  “user-friendly” permite que o operador monitore constantemente o voo automático do UAS enquanto recebe em tempo real imagens diurnas e noturnas e dados AIS (Sistema de Identificação Automática) coletados por seus sensores de bordo.


Foto: Airbus – Survey Copter/Divulgação.

O Aliaca é projetado para realizar diversos tipos de missões ao redor dos navios, incluindo aumento da compreensão da situação tática, controle de operações ilegais no mar, busca e salvamento, monitoramento de tráfego, detecção de poluição, rastreamento de qualquer comportamento suspeito no ambiente do navio e vigilância costeira.

O UAS marítimo Aliaca pode ser facilmente integrado a bordo de qualquer navio, com ou sem heliponto, e sua pequena necessidade logística permite operações e armazenamento a bordo de navios de menor porte.

Sua integração não requer modificação pesada a bordo nem armazenamento de combustível específico.

 

Via Airbus