E-2D Advanced Hawkeye Foto de Northrop Grumman

A França adquiriu três aviões E-2D Advanced Hawkeye de missões de alerta e controle antecipado (AEW & C). A compra foi anunciada no dia 4 de novembro e será coordenada pelo órgão de Vendas Militares Estrangeiras (FMS).

As três novas aeronaves devem substituir os atuais E-2C Hawkeye da marinha francesa. As novas aeronaves devem ser entregues até 2030 e assim como as atuais vão operar a partir de porta-aviões.

Porta-aviões Charles de Gaulle- Foto: Marinha francesa.

“Como o E-2C Hawkeye atualmente em serviço na Marinha francesa e implementado pelo esquadrão Flottille 4F, as três aeronaves E-2D Advanced Hawkeye ficarão estacionadas na base aérea naval de Lann-Bihoué (Bretanha) e desdobradas no Charles de Gaulle porta-aviões e, eventualmente, seu sucessor”, disse  o Ministério da Defesa da França.

O E-2D Advanced Hawkeye dispõe de novas tecnologias como, um array escaneado eletronicamente ativo (AESA), um novo cockpit e links de dados atualizados, bem como a possibilidade de ser reabastecido em voo.

Com a aquisição francesa, o E-2D Advanced Hawkeye ganha seu segundo cliente internacional. O primeiro foi a JASDF (Forças de Auto Defesa do Japão) No caso do Japão, no entanto, as aeronaves vão operar a partir de via terrestre.

E-2D Advanced Hawkeye com a sonda de REVO-Foto: Us Navy

O maior portador da nova aeronave será os EUA, que vai operar cerca de 50 unidades do novo avião radar da marinha dos EUA.

 

Fonte de apoio: Naval News/ Edição: Aeroflap


DEIXE UMA RESPOSTA