“Vou levar todos vocês no meu avião pra Marte!”, disse Liédson.

“O Campo de Marte?”, alguém perguntou.

“Não! O planeta Marte!”, respondeu o garoto de forma apressada.

Foi nesse clima de alegria e descontração que o pequeno Liédson Sousa Mendes, de 7 anos, conheceu algumas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), na manhã do dia 28/09.

Liédson tem nome de jogador de futebol, mas sonhava mesmo em conhecer os aviões. Morador da cidade litorânea de Bertioga (SP), ele enfrenta bravamente o câncer e já está em fase final de tratamento. Os pais do garoto aproveitaram o dia de atendimento médico na cidade de São Paulo para levá-lo ao Campo de Marte, onde fica o PAMA-SP.

O garoto chegou tímido, mas logo se sentiu à vontade para simular que pilotava os helicópteros H-34 Super-Puma e H-50 Esquilo. Também não perdeu a oportunidade de conferir de perto os aviões C-115 Búfalo e C-95 Bandeirante.

Fotos – Tenente Simone Dantas/FAB

Realizar o sonho de Liédson foi possível com o empenho de militares do PAMA-SP e também contou com o apoio do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP). A ação integra o Projeto Social “Fazer bem que mal tem?”, do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP), que busca incorporar ações sociais à rotina do efetivo das unidades da FAB.

“Esta ação envolveu unidades da Força Aérea que atuam em diferentes áreas. Tudo isso com o objetivo de fazer o bem. Este é o principal objetivo do nosso projeto social”, ressalta a Coordenadora do Projeto no HFASP, Major Dentista Andreana Braga de Morais Malouf.

O Capitão Especialista em Aeronaves, Samuel Elias de Jesus Ferreira, disponibilizou o local e as aeronaves para visitação do garoto Liédson e sua família. “Para nós, isso faz parte da rotina, mas é muito bom saber que, para o Liédson, é um momento especial. Espero que ele não esqueça, pois nós, aqui, não vamos esquecer”, reconhece o Capitão Samuel.

 

Texto via – Força Aérea Brasileira