Advertisement

Mesmo após selecionar jatos chineses, Emirados Árabes ainda teria interesse no T-50 sul-coreano

T-50 KAI Korea Emirados

Os Emirados Árabes Unidos ainda tem interesse em adquirir o jato de treinamento T-50 Golden Eagle da Coreia do Sul, mesmo após anunciar a seleção de aviões L-15 da China.

Segundo a Yonhap News Agency sul-coreana, Abu Dhabi também observa outros produtos da Korea Aerospace Industries (KAI), como o caça KF-21 Boramae e o helicóptero LAH, recentemente testado no Canadá

Por conta desse interesse, o ministro da Defesa da Coreia do Sul, Suh Wook e seu colega dos Emirados Árabes, Mohammad Ahmed Al Bowardi, visitaram a fabrica da KAI após a reunião que tiveram na sexta-feira (18). 

A reunião ocorreu dois meses depois que os Emirados Árabes Unidos assinaram um acordo preliminar para comprar um sistema de mísseis terra-ar de médio alcance (M-SAM) da Coreia do Sul. Suh expressou gratidão ao ministro de Estado da Defesa dos EAU pela decisão de importação, dizendo que a Coreia do Sul continuará a ajudar os militares dos Emirados Árabes Unidos a obter capacidades operacionais relacionadas.

Bateria de mísseis Cheongung II.

O sistema M-SAM, chamado Cheongung II, é um elemento central do programa antimísseis de várias camadas da Coreia do Sul. Al Bowardi elogiou as capacidades industriais de defesa da Coreia do Sul, reafirmando que a cooperação na indústria de armas é uma prioridade na parceria estratégica especial dos dois países.

Em janeiro deste ano, foi revelado que Seul e Abu Dhabi estavam negociando cerca de 60 aviões de treinamento supersônicos KAI T-50. No entanto, o Ministério da Defesa dos EAU revelou no mês seguinte a intenção de assinar um contrato com a China National Aero-Technology Import & Export Corporation (CATIC) para aquisição de até 48 jatos de treinamento avançado Hongdu L-15. 

L-15 China
O L-15 Falcon fabricado pela Hongdu da China.

“Chegamos à fase final de nossas negociações com o lado chinês. O contrato final será assinado em breve”, disse Tareq Abdulraheem Al Hosani, diretor executivo do Conselho Econômico de Tawazun, acrescentando que as Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos são características da diversificação para adquirir as melhores capacidades para atender às suas necessidades e atingir suas metas estratégicas.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: China, Coreia do Sul, Emirados árabes Unidos, T-50, usaexport