China Hainan HNA Group
A Hainan Airlines também está retirando alguns pilotos de serviço. Foto: Hainan Airlines

O Tribunal Popular da Província de Hainan, emitiu um alerta nesta semana informando que os credores da HNA Group solicitaram a falência da empresa. O Grupo está sem condições de arcar com seus compromissos.

O HNA Group possui mais de 14 companhias aéreas e uma frota de mais de 900 aeronaves no mundo todo. Ao todo são mais de 2.300 empresas que fazem parte do grupo, o que fez com que a empresa estivesse dentro da lista da Fortune 100.

Entretanto, com os altos custos ano após ano o grupo ficou sem condições de pagar todas as suas dividas. Hoje(29), o HNA Group recebeu uma notificação do Tribunal de que o processo para decretar a falência da empresa será iniciado.

“Em 29 de janeiro de 2021, nosso grupo recebeu a“ Notificação ”emitida pelo Tribunal Popular Superior da Província de Hainan. O conteúdo principal é: os credores relevantes entraram com um pedido de falência e recuperação judicial de nosso grupo porque nosso grupo não conseguiu saldar suas dívidas.

“Nosso grupo irá cooperar com o tribunal para conduzir revisão judicial de acordo com a lei, promover ativamente a liquidação da dívida e apoiar o tribunal para proteger os direitos e interesses legais dos credores de acordo com a lei para garantir o bom andamento da produção e operação da empresa.” Segundo a Notificação.

O processo de falência coloca em duvida o futuro de diversas companhias aéreas pelo mundo, incluindo a Hainan Airlines. Os ativos da empresa estão estimados em US$ 154,8 bilhões que seriam 500 bilhões de yuans na moeda local.

Entre as mais conhecidas empresas estão a TAP Air Portugal, Comair, Africa World Airlines, Hong Kong Airlines e as chinesas Beijing Capital Airlines, Tianjin Airlines e Grand China Air. Anteriormente a HNA tentou vender suas ações de companhias aéreas menores, entretanto sem sucesso por conta de sua crise. 


Um grupo de executivos chineses junto ao governo da China tentam entrar em acordo para fazer uma reformulação no HNA Group. A principal empresa do grupo a Hainan Airlines está sob sério risco dependendo de como o processo de falência do HNA continuar. Até o momento tanto a Hainan como as outras empresas permanecem em operação sem qualquer problema.