Turkish Airlines
Foto: Turkish/Divulgação.

Embora a indústria da aviação tenha sofrido um duro golpe em 2020 e sofrido as maiores perdas até o momento, a Turkish Airlines se destacou com um desempenho de negócios relativamente bom.

De acordo com o CAPA (Center for Aviation, parte da Aviation Week Network), a Turkish Airlines se estabeleceu como a companhia aérea mais movimentada da Europa durante a pandemia e uma das cinco maiores companhias aéreas do mundo. Isso foi alcançado por meio de uma série de etapas ágeis para manter a liquidez, manter os custos em um nível administrável e se adaptar ao “novo normal”.

A Turkish Airlines encerrou com sucesso o ano fiscal de 2020 com uma receita de 6,7 bilhões de dólares, o que representa 50% do nível do ano anterior, com uma perda líquida de apenas 836 milhões de dólares.

Durante esses tempos de incerteza, a companhia aérea também foi capaz de manter sua rede de rotas robusta. De acordo com o Eurocontrol, em abril de 2021, a Turkish Airlines operava uma média de 685 voos por dia – quase o dobro do número do concorrente mais próximo na Europa, a Lufthansa.

Em 2020, a Turkish Airlines voou 28 milhões de passageiros, com uma taxa de ocupação impressionante de 71%. Atualmente, a companhia aérea atende 179 destinos internacionais, com 16 voos internacionais e 58 voos intercontinentais. O novo Aeroporto de Istambul também ficou no topo: mesmo com uma perda de tráfego de 68%, ainda era o aeroporto mais bem-sucedido da Europa em março de 2021, com 616 voos de partida e chegada.

Este sucesso é baseado em atividades de corte de custos, redução de CapEx e gerenciamento ativo de capacidade. Na verdade, a Turkish Airlines alcançou tal desempenho sem depender de nenhuma injeção de dinheiro governamental.

Além disso, os acordos com a Boeing e a Airbus sobre o crescimento da frota diminuirão ainda mais as necessidades de financiamento de aeronaves da Turkish Airlines em cerca de 7 bilhões de dólares nos próximos anos.

“Nosso sucesso como a companhia aérea de melhor desempenho na Europa não é coincidência. Além das várias medidas que tomamos, devemos esse sucesso à nossa equipe dedicada. Enquanto outras companhias aéreas enfrentaram demissões, não nos separamos de nenhum de nossos colegas durante esse processo.”

“Em vez disso, todos na Turkish Airlines aceitaram cortes de salários de até 50%, dependendo da função e das responsabilidades. O excepcional senso de unidade dentro de nossa equipe é o que diferencia a Turkish Airlines: juntos como uma família, decidimos que nenhum membro da família da Turkish Airlines seria deixado para trás durante esta crise.”, disse o Presidente do Conselho de Administração da Turkish Airlines e Comitê Executivo, Sr. İlker Aycı.

A Turkish Airlines também transformou a pandemia em uma oportunidade para aumentar suas operações de carga, com 50 de suas aeronaves de passageiros sendo reconfiguradas para aumentar a capacidade de sua frota.

A Turkish Cargo conseguiu se tornar uma das cinco maiores empresas de carga aérea do mundo e a 6ª maior empresa de carga. A empresa aumentou sua participação de mercado na receita total de carga global de 0,6% em 2009 para 4,7% em 2020. Em fevereiro de 2021, um em cada 20 voos de carga em todo o mundo era operado pela Turkish Cargo.

Isso permitiu que a Turkish Cargo entregasse 50.000 toneladas de suprimentos médicos, incluindo mais de 45 milhões de doses de vacinas COVID-19, para destinos em todo o mundo.

Além disso, novas tecnologias e soluções inovadoras foram desenvolvidas. Um exemplo é o SmartIST, uma das maiores instalações de carga aérea do mundo, com inauguração prevista para este ano. Localizada no aeroporto de Istambul, a instalação usa tecnologia moderna, como drones e robôs automatizados, para processar e entregar mercadorias com ainda mais rapidez.

 

Via: Turkish Airlines

DEIXE UMA RESPOSTA