Um caça interceptador MIG-31Foxhound caiu na tarde desta quarta-feira na região de Nizhny Novgorod, Rússia.

A informação foi dada pelo Ministério da Defesa da Rússia, ainda de acordo com eles, o acidente aconteceu por volta das 15h30 horário de Moscou (9h30 horário de Brasília) e não houve vítimas, pois os pilotos conseguiram uma ejeção segura.

O Ministério da Defesa da Rússia informou que o interceptador estava fazendo um treino programado, quando caiu cerca de 17 quilômetros da Base Aérea de Savasleika.

De acordo com as autoridades russas, um mau funcionamento pode ter causado a queda do MIG-31, alguns relatos surgiram dizendo que o interceptador pegou fogo antes de cair, mas até agora nada de concreto saiu a respeito do acidente.

O Interceptador MIG-31 é uma aeronave desenvolvida nos anos da Guerra Fria, derivado do irmão “mais velho” Mig 25 (que por muito tempo foi o caça mais rápido do mundo), fez seu primeiro voo em 1975.

A aeronave tem como principal missão interceptar e se necessário abater uma aeronave hostil de forma rápida. Uma curiosidade do caça da ex-URSS é sua velocidade podendo alcançar Mach 3.0, o caça interceptador é hoje a aeronave mais rápida do mundo neste seguimento.

Apesar de seu uma aeronave antiga, a mesma ainda parece ser de interesse da Força Aérea russa, tanto que as unidades restantes do caça estão passando por uma modernização que está prevista terminar em 2019.