Militares do 379th ELRS empregando o FPAIC para converter JET A-1 em JP-8. Foto: USAFCENT.

Militares do 379º Esquadrão de Prontidão de Logística Expedicionária (ELRS) do Comando Central (USAFCENT) da Força Aérea dos EUA (USAF) realizaram uma demonstração bem-sucedida de conversão de combustível JET A-1, usado em aeronaves comerciais, para o padrão militar JP-8 no Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz, na Arábia Saudita. 

A conversão foi feita utilizando um equipamento chamado Carrinho Injetor de Aditivos Alimentado por Fluído, FPAIC. O processo, cuja última vez que foi realizado ocorreu durante a Guerra do Vietnã, funciona através da adição de três componentes no JET A-1: inibidor de corrosão, dissipador de estática e inibidor de congelamento do sistema de combustível. 

“Esta operação foi para testar a capacidade da Força Aérea de pousar em um local comercial, pegar combustível comercial e, em seguida, convertê-lo no tipo de combustível usado por aeronaves militares dos EUA para operações otimizadas”, disse o Master Sgt Brandon Geiger, chefe da seção do centro de informações sobre combustíveis do ELRS.

“Com esse carrinho, podemos usar combustível, em vários locais austeros, que ainda não foi feito para nossas aeronaves, injetando os três aditivos essenciais que nossos aviões precisam para voar.”

Foto: USAFCENT.

Geiger explica que, utilizando o FPAIC, os militares puderam transformar o JET A-1 de um caminhão-tanque do Aeroporto, além de usarem o sistema de hidrantes do local. Em contrapartida, eles ensinaram membros da Força Aérea Real Saudita a realizarem o processo de conversão de combustíveis. A operação toda foi realizada em apenas duas horas. 

A demonstração faz parte da Doutrina ACE (Agile Combat Employment), uma iniciativa onde a USAF alavanca as redes de locais bem estabelecidas e mais austeras, e visa desenvolver militares que sejam proficientes em operações fora de suas funções normais do dia-a-dia. Processos como este contribuem para a evolução de uma força de aviadores e tripulações multimissão, melhorando a prontidão e aumentando as capacidades em ambientes menos do que ideais, explica o USAFCENT. 

Militares da USAF ensinam membros da RSAF a converter JET A-1 em JP-8. Foto: USAFCENT.

A prova de conceito “do Hammonds FPAIC permitiu que o USAFCENT exercitasse nossa parceria com a Força Aérea Real Saudita para converter combustível de aviação comercial no Aeroporto King Abdulaziz de acordo com especificações adequadas para aeronaves militares”, disse o Tenente-Coronel Dana Sullivan, vice-diretor de Prontidão de Logística da AFCENT na Base Aérea de Shaw, Carolina do Sul. 

“Demonstrar essas capacidades para transformar combustível de aviação comercial para nível militar fornece flexibilidade para expandir o suporte logístico e alcance global para USAFCENT e nossos parceiros de locais comerciais em todo o Oriente Médio.”