Dando continuidade às atividades no combate ao Coronavírus em todo país, militares das Forças Armadas atuam na descontaminação de locais públicos no Rio de Janeiro (RJ). As ações fazem parte da Operação COVID-19, que ativou 10 comandos conjuntos distribuídos por todo o Brasil, sob coordenação do Ministério da Defesa.

As duas estações de embarque das barcas (Praça XV), que transportam pessoas do Rio de Janeiro para Niterói e Paquetá, passaram por descontaminação realizada por cinquenta militares da Marinha do Brasil, na quinta-feira (26) passada. Munidos de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), eles aspergiram uma solução de álcool 70 e alvejante à base de cloro no interior das barcas, em suas rampas de acesso e nas áreas onde ficam localizadas as máquinas de recarga de cartões, caixas eletrônicos e outros serviços.

“Esse trabalho visa reduzir a contaminação e o risco de alastramento da Covid-19”, explicou o Oficial de Operações do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Defesa NBQR, Capitão de Fragata Alessandro Braga Gonçalves, responsável pela ação.  

Já o Exército Brasileiro realizou a descontaminação na Central do Brasil e na Estação de Metrô Estácio. Quarenta militares aplicaram BX 24 e BX 29, elementos químicos amplamente utilizados para descontaminação e destoxificação de agentes químicos e biológicos. A próxima ação está prevista para acontecer na madrugada desta sexta-feira, apenas na Central do Brasil, pois alguns locais ainda não foram descontaminados. Os militares do Exército também fazem uso de EPI nas ações.

Até o momento, estão sendo empregados cerca de 145 viaturas, 29 embarcações e mais de cinco mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, que trabalham em ações de conscientização da população, apoio a órgãos governamentais e de fronteiras, limpeza e descontaminação de locais públicos, postos de triagem, campanhas de vacinação, montagens de barracas para atendimento, dentre outras.

 

Fonte: Ministério da Defesa

Fotos: Tenente Ferrentini (Exército)/ Sargento Thiago Lima (Marinha) 


DEIXE UMA RESPOSTA