Outro ângulo mostrando um F-22 próximo a um TU-95. (Crédito da imagem: NORAD)

Militares dos EUA, Canadá e Noruega irão realizar voos de observação sobre a Rússia entre os dias 25 a 29 de fevereiro, informou o site russo TASS. De acordo com o site especialistas russos estarão em um SAAB 340 da Noruega para supervisionar que o voo de observação cumpra os requisitos do tratado.

O Tratado de Céus abertos foi assinado em 1992 e entrou em vigor em 2002, e desde o início conta com a participação de Moscou. Atualmente o Tratado tem a participação de 34 nações. Os voos de observação são feitos nos territórios dos Estados Unidos, Canadá, países europeus e Rússia.

Em termos práticos, o tratado permite que os estados signatários realizem voos de observação sobre qualquer parte do território do Estado Parte observado para monitorar as atividades militares em conformidade com as cotas acordadas para essas missões.

Espera-se que o mesmo seja feito pelo Rússia sobre os EUA, Canadá e Noruega e que assim como neste caso, militares dos países observados estejam em aeronaves russas para supervisionar os voos de observação.

 

DEIXE UMA RESPOSTA