Foto - Divulgação

O ministro-substituto da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros, inauguram, nesta sexta-feira (03), as obras de reforma da pista de pousos e decolagens e a revitalização do pátio de aeronaves do Aeroporto Mario de Almeida Franco, de Uberaba (MG). Ao todo, foram investidos R$ 9 milhões.

Na pista, o pavimento terá vida útil superior a 20 anos e passará a contar com melhorias na drenagem, além de níveis de atrito superiores aos atuais. Foram aproximadamente 13 meses de obras, que começaram em setembro de 2018. Entre as intervenções, estão a retirada do asfalto antigo, implantação do novo pavimento e demolição e reconstrução das placas de concreto de duas cabeceiras.

Já no pátio de aeronaves, as placas de concreto foram revitalizadas, de acordo com as exigências da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Os trabalhos, iniciados em outubro de 2019 e finalizados um mês antes do previsto, terão impacto na garantia da segurança das operações do aeroporto.

“São obras muito importantes que estão relacionadas à segurança das operações de pousos e decolagens. A pista precisava ser recomposta e, agora, ela está com os níveis de atrito e acabamento necessários para receber a aviação regular. A região tem um grande potencial e o governo federal tem dado respostas para o transporte aéreo local”, explica o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.

 

MOVIMENTAÇÃO DE PASSAGEIROS

Localizado na região do triângulo mineiro, o Aeroporto de Uberaba tem capacidade para receber 1,3 milhão de passageiros por ano e conta com uma pista de 1.759×45 metros. O pátio possui cinco posições para aeronaves comerciais regulares, além de área para aviação geral.

Até novembro de 2019, o terminal recebeu 79,7 mil passageiros. O terminal conta com operações da Azul, que liga Uberaba ao aeroporto de Confins (MG), e da Passaredo, que faz a ligação com Congonhas (SP).


 

Via – Ministério da Infraestrutura