AW189 Leonardo Helicópteros China
Foto: Divulgação

O Departamento de Resgate e Salvamento (PRC) do Ministério dos Transportes da China  assinou um contrato para seis helicópteros Leonardo bimotores supermédios AW189, que serão utilizados em toda a costa do país em operações marítimas de busca e resgate (SAR). As entregas da frota serão concluídas até 2023.

O PRC é a única força nacional de resgate e salvamento profissional marítimo da China. Ele realiza uma série de missões, como resposta de emergência a acidentes marítimos em águas chinesas, resgate de vida, navios e propriedades, salvamento de navios e destroços afundados, limpeza de derramamento de óleo e resgates para transporte e desenvolvimento de recursos marítimos.

Além disso, o Ministério dos Transportes da China cumpre as obrigações de convenções internacionais relevantes e acordos bilaterais sobre locomoção marítima e resgate em nome do governo chinês.

Atualmente, o ministério opera 20 helicópteros em oito bases ao longo da costa do país, sendo que os seis helicópteros AW189 da Leonardo serão adicionados à frota em 2023, buscando assim aumentar sua capacidade de busca e resgate SAR (busca e salvamento marítimo) para o raio de 200nm.

Gian Piero Cutillo, Médico da Divisão de Helicópteros da Leonardo, disse: “Estamos felizes em contribuir para este programa crucial de salvamento do Ministério dos Transportes, aumentando suas capacidades. A seleção do AW189 proporcionará excelente busca e salvamento em condições de ambiente marítimo exigentes. Estamos ansiosos para trabalhar com o operador para a introdução da nova frota.”

Este contrato confirma a liderança global da Leonardo na categoria de helicópteros supermédios e fortalece a posição da empresa na região Ásia-Pacífico. Este é o segundo acordo feito com a China em menos de seis meses para o fornecimento de helicópteros AW189.

Em novembro de 2021, a Secretaria Municipal de Segurança Pública de Pequim adquiriu duas aeronaves para fortalecer as capacidades de aplicação da lei, segurança e resgate (SAR) e combate a incêndios na área metropolitana da capital chinesa. Os dois acordos se somam a uma série de outros tipos de helicópteros Leonardo na China.

O crescente sucesso do AW189 confirma o tipo como o modelo mais bem sucedido do mundo na classe supermédia através do número de pedidos, entregas, aplicativos, clientes e horas de voo.

Pertencente à família de helicópteros AW, o AW189 (8,3/8,6 toneladas) combina carga útil superior a um conjunto de tecnologias avançadas para operar com sucesso uma série de missões.

Entre as características únicas desse modelo estão incluídas a capacidade da transmissão principal para funcionar sem óleo por 50 minutos e uma Unidade de Energia Auxiliar incorporada.

O AW189 está disponível com mais de 200 kits certificados e é entregue com um pacote abrangente de serviços de suporte e treinamento personalizado para atender às exigências específicas do cliente e maximizar a eficácia da missão e a segurança das operações.

Até o momento, o AW189 é o helicóptero mais bem sucedido na categoria supermédia em todo o mundo com mais de 100 unidades disponíveis para uma série de missões.

Mais de 200 helicópteros civis Leonardo de vários tipos foram vendidos a operadores chineses até o momento para uma série de serviços comerciais e públicos.

 

 

 

Com informações da Leonardo.