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Ministro da Rússia critica aeronaves fabricadas por estatal, por incluir componentes ocidentais

Enfrentando vários problemas para manter aviões ocidentais em condições de voo, a Rússia está a cada dia que se passa dando indícios que vai recorrer aos aviões próprios. 

E nesta sexta-feira, durante um monólogo, o ministro dos Transportes da Rússia, Vitaly Savelyev, disparou diversas críticas aos programas nacionais de aeronaves, e inclusive o fornecimento de peças para os aviões Sukhoi SSJ100, ​​Tupolev Tu-204 e o Ilyushin Il-96.

Durante sua fala Savelyev destacou que esses aviões são insuficientes para a Rússia sobrepor as sanções ocidentais, declarando também que esses aviões tem peças fabricadas por países ocidentais.

Um senador da Rússia, Ivan Abramov, também teceu críticas ao programa nacional de produção de aeronaves, afirmando que muito dinheiro foi alocado nos últimos anos para empresas estatais, sendo que a produção e entrada em serviço de muitos desses aviões estão fora do cronograma previsto, ou seja, atrasadas.

Sukhoi Superjet 100 Rússia MAKS 2021
Superjet da Aeroflot pronto em linha de montagem da Sukhoi.

“Sim, o Sukhoi Superjet não é um avião muito eficaz do ponto de vista comercial. Mas quantos Sukhois a Aeroflot tem? Setenta e seis. E quantos a Aeroflot encomendou? Cento e cinquenta. E quando os encomendamos? Cem deles, em 2018 junto com o presidente Putin. Diga-me, onde está o resto dessas aeronaves?”, disse Savelyev. 

Savelyev disse que o Ministério da Indústria e Comércio da Rússia deve ser responsabilizado por esses problemas, após acusações de Abramov. O ministro também ressalta que este ministério não garantiu versões 100% nacionais dessas novas aeronaves, como o MC-21 e o SSJ100, com todos os componentes fabricados na Rússia.

“Qual é o principal problema do Sukhoi Superjet? Há 148 Sukhois na Rússia, nós os pegamos e começamos a voar em todos os lugares. Mas a parte de componentes importados neles é enorme. E seus motores são feitos pela Snecma [da França]. O que acontece se eles funcionarem mal? Como podemos mudá-los? Sim, temos o motor PD-8, ele foi desenvolvido pelo Minpromtorg, ótimo. Mas vai entrar em serviço apenas em 2023, e não posso apressá-los, por questão de segurança. É por isso que esta pergunta deve ser dirigida ao Minpromtorg”, acrescentou Savelyev. 

“O Il-96. Sim, não é competitivo. A Aeroflot tinha seis deles, eles voavam há mais de 20 anos, nos despedimos deles. Eles não eram competitivos, assim como o Tupolev Tu-204. Eles estavam voando, estavam sendo fabricados, mas consumiam muito combustível. O custo do combustível constitui 33% custo do boo, então o preço das passagens aéreas sobe”, disse Savelyev. 

“Agora, sob minha proteção, vamos levar cinco aeronaves: dois cargueiros Il-96 e três Il-86. Eles estarão terminados, eles estão inacabados na fábrica de Voronezh. E nós os voaremos”, disse Savelyev. 

Curiosamente esses aviões são os mesmos referidos pela ministro que serão repassados para a S7 Airlines, nas mesmas quantidades. Veja mais Clicando Aqui.

Irkut MC-21 Rússia PD-14
MC-21 pode ser equipado com o motor russo PD-14, mas ainda existe uma dependência de componentes ocidentais. Nacionalizar esses aviões pode demorar vários anos.

Possivelmente a produção do Tu-214 será reiniciada, de acordo com o ministro, mesmo com a entrada em serviço do MC-21. Este último não é uma aeronave produzida com componentes 100% nacionais, motivando o retorno da produção do Tu-204 em uma versão atualizada, o Tu-204.

Embora a reunião tenha sido transmitida ao vivo, as observações críticas de Savelyev não foram incluídas nas gravações distribuídas pela mídia russa.

 

 

 

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Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: MC-21, problema, Rússia, ssj100