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Moradores de Zurique reclamam de barulho do novíssimo Airbus A220

O Airbus A220-100 foi uma baita atualização para a frota da Swiss, que finalmente conseguiu aposentar as aeronaves de geração anterior da sua frota. O novo avião prometia uma redução de 20% no consumo de combustível, 60% nas emissões de CO2 e um valor aproximado para o ruído gerado durante as fases de decolagem e pouso.

Boa parte dessa redução de ruído é proveniente dos novos motores Pratt & Whitney PW1500G, de alto By-Pass.

Mas toda a tecnologia não foi passível de evitar reclamações dos moradores de Zurique. De acordo com as pessoas que vivem no trajeto de pouso do Aeroporto de Zurique, os motores quando estão com potência reduzida produzem um estranho uivado.

Foto – Swiss

“É ainda mais barulhento do que outras aeronaves”, disse Klaus Stoehlker, porta-voz da Fundação Contra o Barulho dos Aviões, com sede em Zurique. “Eles o descrevem como algo temporário que ocorrerá apenas enquanto fazem avaliações, mas passaram nove meses e o barulho não foi embora.”

Realmente, o motor PW1500G tem um barulho mais grave quando o regime de potência é menor, em comparação com os motores de geração anterior, como o CFM56 e o CF34.

As medições realizadas pelo Aeroporto de Zurique apontam que o Airbus A220 não extrapola os limites de ruído, e se mantêm bem abaixo outros aviões, até de menor porte, como os jatos executivos.

O caso está sendo estudado pelas autoridades locais, em conjunto com a Airbus-Bombardier e a Pratt & Whitney. Um resultado deverá ser divulgado sobre o uso do avião em aeroportos que são localizados nas cidades, com muita população no entorno.

 

No vídeo abaixo podemos observar o barulho relatado em um A220 (do minuto 00:56 até 01:05):

 

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