Motor do Ilyushin Il-114-300 completa a última fase de teste

Foto - Ladislav Karpov/Ilyushin

Os engenheiros russos concluíram uma terceira fase de testes em voo com o motor projetado para alimentar o turboélice Ilyushin Il-114-300.

Os testes, compostos por nove voos e 14 taxiamentos em solo, foram planejados para verificar a operação do software do sistema de controle e a hélice AV112, além de vários outros componentes.

Os testes foram realizados com o motor Klimov TV7-117ST instalado em uma aeronave de Ilyushin Il-76, utilizada para os testes em voo enquanto o IL-114 está em produção. Este motor também será usado no Il-112V.

A empresa estatal de tecnologia Rostec diz que o sistema de controle automático irá lidar tanto com a operação do motor quanto da hélice – controlando todo o motor.

“Esse controle conjunto permite o aproveitamento máximo do potencial do motor e da hélice para aumentar a eficiência”, acrescenta.

O motor fornecerá 3100 hp na decolagem, com capacidade de aumentar para 3600 hp, se necessário.

O IL-114-300 representa mais um passo na conversão sistemática das tecnologias militares russas para a aviação civil. A aeronave tem potencial para países que se concentram no desenvolvimento do tráfego aéreo local e regional.

O novo modelo aproveitará a infraestrutura desenvolvida para o SSJ-100, primeiro avião civil já lançado no mercado pela Rússia. Contará também com o modelo de fuselagem estreita de curto e médio alcance do MC-21, cuja produção em massa deve ocorrer até o final de 2017. Toda a infraestrutura já criada para o SJJ-100 e o MC-21 – incluindo armazéns, centros de treinamento, logística, parceiros globais, além de centros de manutenção técnica e bases para reposição de peças – também será utilizada pelo IL-114-300.

A certificação do motor TB7-117CT deverá ocorrer até 2020. A produção em série começará em 2021. Até 2022, a meta de produção é de 12 aeronaves ao ano.

 

O novo motor TB7-117

“Após as provas já realizadas com o motor PD-14 (o mais moderno da Rússia), entre outros, agora temos um motor a mais. O início de testes do TB7-117CT representa um passo importante para a Rússia e para a estratégia do Cluster de Aviação da Corporação Estatal Rostec – que prevê a convergência de tecnologias militares para uso civil. Acreditamos que a construção de motores é um elemento-chave na esfera de aviação e posicionará a Rússia como um parceiro potencial no mercado global – inclusive com um produto altamente competitivo, tanto em preço quanto no ponto de vista de manutenção e serviço pós-venda”, ressalta Anatóly Serdiukóv, diretor industrial do Cluster de Aviação da Corporação Estatal Rostec.

O motor TB7-117CT poderá ser instalado em aeronaves civis e militares. É uma modificação do modelo ТВ7-117СМ que conta com características técnicas e de voo ainda mais amplas e modernas. A potência de decolagem é de 3.000 libras/segundo e de contingência é de 3.600 libras/segundo. Os motores tracionam um par de hélices AB112 (projetadas pela empresa “NPP Aerosila”), permitindo que a potência e o impulso frontal tenham maior performance (decolagem).

O TB7-117CT possui um sistema de controle automático que coordena o funcionamento do motor e da hélice do avião. Esse controle, em conjunto, permite usar o poder do motor e da hélice com capacidade total, aumentando a eficiência de propulsão. Em particular, esse progresso também permite elevar a capacidade de carga da aeronave e reduzir o tempo de início da decolagem.

É importante destacar que o motor TB7-117CT é produzido inteiramente com peças e componentes russos. Estão previstos 20 voos de testes que irão ocorrer no laboratório de voos IL-76ll. Serão avaliadas todas as velocidades e alturas necessárias para o IL-114-300. Uma vez que estes testes sejam aprovados, o motor já poderá ser implementado no avião.

O motor TB7-117CT também será usado no avião de transporte militar IL-112B, permitindo que a aeronave voe com até 5 toneladas de carga máxima, capacidade para acomodar 44 passageiros e percorrer uma distância de 2.400 quilômetros.

 

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