Museu libera exposição online sobre a Panair do Brasil

Na última semana o Museu Histórico Nacional disponibiliza online 271 itens da coleção Panair do Brasil – a primeira sobre uma empresa incorporada ao acervo do museu. 

Resultado de doações feitas por ex-funcionários da empresa e familiares, parte da coleção foi exibida ao público ano passado na exposição “Nas asas da Panair”, que traçou um panorama histórico de uma das empresas pioneiras da aviação comercial no Brasil, tendo funcionado entre 1929 e 1965.

Todos os itens tridimensionais agora online encontram-se com foto e descrição completa: conheça a nova coleção digital.

Também está disponível na biblioteca digital do MHN o catálogo da exposição “Nas asas da Panair”, que reúne imagens da coleção, conta parte da história e traz uma cronologia da empresa.

 

Destaques do acervo digital

Além da coleção Panair do Brasil, está acessível online toda a pinacoteca com MHN, com mais de 500 itens, além de itens do arquivo histórico e da biblioteca.

A coleção online de “carte de visite” é uma das novidades.Cartões que reproduziam imagens fotográficas, popularizados a partir da segunda metade do século XIX, estão disponíveis mais de 200 deles em nossa biblioteca digital.


Outro destaque é a coleção com mais de 150 edições de “Le moniteur de la mode” – lançado na França em 1843 como um “jornal da alta sociedade”. Além das dicas de moda e costumes da época, as edições trazem gravuras coloridas realizadas por ilustradores como Jules David e E.Préval.

O desenhista e pintor italiano Alfredo Norfini (1867-1944) registrou em aquarelas o patrimônio arquitetônico das cidades históricas mineiras. Na coleção online, os desenhos destacam a cultura material e a arquitetura colonial, sem esquecer das paisagens mineiras. Seus trabalhos teriam influenciado arquitetos paulistas na aplicação do barroco ao estilo arquitetônico neocolonial.

 

DEIXE UMA RESPOSTA