balão avianca

Neste último dia 31 de dezembro um Airbus A319 da Avianca Colombia colidiu com um suposto balão pirotécnico, enquanto estava pousando na cabeceira 13L do Aeroporto de Bogotá.

O incidente ocorreu com a aeronave de matrícula N557AV, que estava realizando o voo AV-29 de Orlando, FL (EUA) para Bogotá (Colômbia).

Como podemos observar nas fotos, o objeto se entremeou com o motor esquerdo, asa esquerda e estabilizador horizontal esquerdo, bem como o motor direito, asa direita e estabilizador horizontal direito.

Os tripulantes cientes do problema, pousaram normalmente a aeronave, mas deixaram o avião na taxiway ao lado da pista, para evitar maiores problemas de seguir até o terminal.

O aeroporto, bem como a Autoridade de Aviação Civil da Colômbia ainda não comentaram a ocorrência.

A Avianca Colombia informou em 1º de janeiro de 2021 que: “O voo de 31 de dezembro de 2020 cobrindo a rota Orlando-Bogotá foi atingido por um balão de ar quente quando já havia pousado no Aeroporto El Dorado. O voo pousou às 20h09, horário local, com todos os seus passageiros e tripulantes em perfeitas condições e foram rebocados às 20h59, após fiscalização do corpo de bombeiros, na qual não houve notícias. Os passageiros que tinham ligações para outros destinos puderam fazê-lo sem qualquer inconveniente. A Avianca ressalta ao público para evitar a utilização desses balões, que são proibidos pelas autoridades.”

Em comentários adicionais à mídia colombiana, a Avianca afirmou que a aeronave havia acabado de pousar quando encontrou o balão de ar quente. Nenhuma emergência foi declarada. A aeronave não sofreu nenhum dano.

O Parque La Florida, um parque recreativo, está localizado na posição N4.7333 W74.1436, a cerca de 1,3 nm ao lado da cabeceira da pista 13L. Em 31 de dezembro ele é geralmente usado para as celebrações de ano novo. Supostamente esse balão teve como origem o parque.

 

Via – The Aviation Herald

DEIXE UMA RESPOSTA